Com a presença do bispo de Eunápolis (BA) e referencial para a Pastoral dos Nômades, dom José Edson Oliveira, agentes de pastoral, ciganos e não ciganos de diversos estados reuniram-se, de 7 a 10 de julho, na 28ª Assembleia Geral da Pastoral dos Nômades. O encontro foi realizado no Centro de Formação Dom João Batista, em Vitória (ES).
Foto de: Divulgação / Pastoral dos Nômades
Encontro reuniu bispo de Eunápolis (BA) e referencial para a Pastoral dos Nômades, dom José Edson
Oliveira, agentes de pastoral, além de ciganos e não ciganos de diversos estados. Também estiveram
presentes a secretária executiva do Setor Mobilidade Humana da CNBB, irmã Claudina Scapini e o
fundador da pastoral, Renato Rosso
Além da secretária executiva do Setor Mobilidade Humana da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irmã Claudina Scapini, também esteve presente o fundador da pastoral, padre Renato Rosso. Atualmente, o sacerdote desenvolve trabalhos com ciganos da Índia e Bangladesh.
Ao longo da programação, os procuradores do Ministério Público Federal, Luciano Mariz Maia, Edmundo Antônio Dias e Elisandra Olimpio, apresentaram análise de conjuntura da realidade do povo cigano, por meio da qual apontaram os avanços e caminhos a serem seguidos em busca de políticas públicas para os nômades.
Além de refletir sobre as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE), a assembleia proporcionou momentos de espiritualidade, avaliação, partilhas e planejamento de ações.
Entre as propostas de ações para o próximo período estão: a difusão da pastoral nos regionais, arquidioceses e dioceses; a divulgação junto ao clero sobre o trabalho realizado e da realidade do povo cigano; a intensificação da proximidade da pastoral com os ciganos em suas lutas por melhores direitos e políticas públicas; a inserção e o incentivo da atuação da demais pastorais nas barracas, circos e parques.
Foi realizada ainda a eleição da nova diretoria da Pastoral dos Nômades, que ficou assim constituída: dom José Edson Santana Oliveira, presidente; padre Jorge Rocha Pierozan, vice-presidente; Cristina Garcia, secretária; padre Tadeu Luiz Fernandes, tesoureiro; padre Wallace do Carmo Zanon, diretor executivo.
A próxima assembleia da pastoral será realizada em São Paulo, entre 5 e 8 de julho de 2016.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.