Por Allan Ribeiro Em Notícias

Encontro une congregações com carisma redentorista

Entre os dias 6 e 9 de julho ocorreu na Casa de Hospedagem Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), o encontro dos institutos afiliados ao carisma e espiritualidade Redentorista. As atividades contaram com representantes da América Latina e Caribe de congregações que compõem a Família Redentorista e vivenciam, na sua particularidade, o carisma e espiritualidade centrada no Redentor. É a primeira vez que as congregações se reúnem para refletir temas em comum. 

Foto de: Allan Ribeiro/JS

Encontro de Carismas Redentoristas

O encontro se debruçou sobre os desafios e missões das congregações embasadas na espiritualidade de Santo Afonso

 

Com o tema O carisma redentorista: com os pobres, Misericórdia, Evangelização e Ação Social o evento se debruçou sobre os desafios e missões das congregações embasadas na espiritualidade de Santo Afonso. Entre as frentes trabalhadas, as palestras abordaram aspectos como a espiritualidade e a mística missionária, a vivência da misericórdia, a ação social, a luta pela mulher, a defesa da pessoa humana, entre outros. Cada grupo foi convidado a compartilhar as vivências e histórias dentro da congregação que integram.

O superior-geral da Congregação do Santíssimo Redentor, C.Ss.R., padre Michael Brehl, ressaltou que esse convívio é fundamental para que se possa compartilhar ações, tomar decisões e ir a diante por intermédio de uma colaboração mais estreita, com toda a família Redentorista. O sacerdote frisou que os superiores maiores e os delegados oficiais que participaram do evento terão uma missão grande de levar para as congregações que pertencem um conhecimento mais aprofundado.

Ele lembrou que muito mais que a formação oficial do evento, o encontro oferece a oportunidade de partilha nos tempos livres. Nesses momentos, segundo o superior, é possível dialogar, encontrar e planificar outras possibilidades e aprofundar os conhecimentos no carisma. Brehl acentua que é preciso conhecer os demais, para, assim, criar um ambiente de confiança e colaboração entre as instituições.

“O que mais apreciei no encontro é que há uma coincidência tão grande entre as congregações aqui, que todos nos sentimos em casa. Não somos estrangeiros. Nós nos encontramos pela primeira vez, mas há algo que já conhecíamos entre nós. Isso é uma resposta ao chamado do Senhor, seguir Jesus Cristo Senhor, anunciar a Boa-nova a todos, sobretudo aos pobres”, expressou.

Padre Michael colocou ainda que é preciso não apenas anunciar a Cristo, mas também atuar em obras que os torne misericordiosos como o Pai. Ele acrescentou que é uma alegria compartilhar essa Boa-nova com outras congregações que entendem o sentido do mesmo chamado.

A partir do encontro uma comissão será montada para analisar as ações conjuntas no futuro e definir as diretrizes para os próximos encontros que devem acontecer a cada 2 anos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.