Por Deniele Simões Em Notícias

Encontro Vocacional supera expectativas da organização

Jovens da região do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais reuniram-se no Seminário Santo Afonso, em Aparecida (SP), entre os dias 22 e 24 de maio, para o Encontro Vocacional da Província de São Paulo da Congregação do Santíssimo Redentor.

Segundo o promotor vocacional do Secretariado Vocacional Redentorista da Província, padre José Torres, há muito tempo não havia um número tão grande de jovens dispostos a participar. Dos 151 cadastrados, 92 foram convidados para o encontro, 42 confirmaram presença e 36 participaram efetivamente.

Outro aspecto destacado pelo promotor foi a maturidade espiritual dos participantes. “São jovens empenhados em fazer esse caminho, pessoas de fé, que acreditam na vocação”, ressalta.

Foto de: Pe. Francisco de Assis Miguel

Encontro Vocacional - Pe. Francisco de Assis Miguel

Grupo de jovens do Encontro Vocacional em Aparecida

O jovem Edgard de Carvalho Leite Sales, de 15 anos, vê no encontro uma oportunidade de discernir a vocação. “Acho que esse encontro pode mudar a minha vida, porque eu posso entrar no seminário ou, talvez, achar que isso não é para mim”, revela o estudante, que mora em São Lourenço (MG).

Em sua segunda participação, Edgard decidiu estar presente por procurar uma espiritualidade mais profunda para sua vida, que não pode ser encontrada em um grupo comum de jovens. “Procuro Jesus Cristo de uma forma mais espiritual e intensa, como na celebração eucarística”, explica.

Edgard é bastante atuante na paróquia que frequenta. Além de acólito, Edgard atua como catequista, reza o terço com idosos em um asilo e integra a equipe de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Objetivos

De acordo com padre Torres, o Secretariado Vocacional Redentorista promove os encontros vocacionais com o objetivo principal de oferecer aos jovens vocacionados formação humana e espiritual para o discernimento do chamado de Deus.

O promotor vocacional, irmão João Batista de Viveiros, ressalta que os encontros levam os jovens a conhecer mais de perto o carisma, a espiritualidade e a missão da Congregação Redentorista. Outro objetivo é conhecer os jovens, animando-os e motivando-os através da celebração da vocação.

Os encontros são divididos por região, para facilitar a participação dos jovens que, nem sempre, têm condições financeiras de estar presentes em locais muito distantes.

Além de Aparecida, as cidades de São Paulo (SP), Sorocaba (SP), Araraquara (SP) e Campinas também são contempladas com esses encontros, que têm periodicidade semestral.

As próximas etapas do trabalho formativo serão um retiro, no mês de agosto, e a Convivência Vocacional, programada para o início do ano. A convivência é voltada especificamente para os jovens que serão selecionados para entrar no Seminário.

Na avaliação de padre Torres, os encontros vocacionais são essenciais para os jovens por vários motivos. O primeiro é a importância da formação religiosa que os jovens recebem, que pode auxiliar na formação da personalidade e no encaminhamento desse jovem para o futuro.

O segundo aspecto é que os jovens que participam estão em busca de um para a realização pessoal. O terceiro aspecto é a interação entre os participantes, que têm ideais comuns e buscam encontrar um “lugar” na vida. Essa integração é marcada pela troca de experiência em comunidade, em parceria, através da busca de ajuda e orientação.

Outra questão importante, segundo ele, é que os encontros oferecem formação para que o jovem não se prenda apenas ao aspecto clerical e religioso, através do aprofundamento das bases da formação humana e cristã, para que saiba decidir o caminho a seguir.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.