Por Eduardo Gois Em Notícias Atualizada em 18 MAR 2019 - 11H04

Irmãs Carmelitas descalças confeccionam manto para Festa da Padroeira

Um trabalho minucioso e delicado. Pouco a pouco irmã Lúcia Maria vai dando brilho e vida ao manto que irá proteger a Virgem de Aparecida durante toda a Festa. É uma experiência de oração. Cada pedrinha colocada é uma Ave-Maria oferecida pela carmelita a Maria no silêncio do Mosteiro do Carmelo de Santa Teresinha, em Aparecida.

Foto de: Allan Ribeiro / JS

Irmãs Carmelitas - Allan Ribeiro JS

Irmãs carmelitas bordam também mantos que vestem imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida,
que está sendo enviada às dioceses e arquidioceses do Brasil

 

Pela primeira vez, a irmã da ordem das Carmelitas Descalças recebeu a missão de confeccionar o manto utilizado durante toda a novena. Nunca imaginou que iria bordar a peça para a grande festa do dia 12 de outubro. É um trabalho que requer tempo, mas que, para ela, não se torna esforço algum sendo oferecido para a Mãe do Salvador. É uma colaboração que se soma com a de milhares pessoas que preparam a Festa da Padroeira.

“Devo a ela a minha vocação, pois vim de uma família devota de Aparecida que desde pequena me ensinou a amá-la como mãe do céu”, expressa a carmelita.

Foram produzidos dois mantos para a celebração que tem como mensagem a pureza de Nossa Senhora. O primeiro traz o formato de Cruz, fazendo referência à Mãe como corredentora. Nos detalhes, as letras A e M, simbolizam as iniciais Ave-Maria. As uvas e os lírios referenciam as bodas de Caná. Já o outro manto apresenta as redes e os peixes, recordando a grande pesca milagrosa do encontro da Imagem no rio Paraíba do Sul.

As irmãs carmelitas bordam também os mantos que vestem a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida que está sendo enviada às dioceses e arquidioceses do Brasil. Irmã Lúcia Maria foi responsável também pela confecção do manto da Imagem entronizada em Fátima, Portugal.

Como se pode ver a grande festa do povo brasileiro está para começar e os preparativos não cessam somente no processo de confecção do manto que revestirá a Imagem sagrada de Nossa Senhora. O Santuário Nacional de Aparecida se prepara para receber romeiros de todo o Brasil no próximo 12 de outubro, refletindo o tema Com Maria, em Jesus, chegamos à Glória!’, a estimativa é de que se receba um público de 400 mil romeiros durante o feriado prolongado.

Em torno de todo esse momento de preparação outras atividades, equipes de voluntários, colaboradores, empresas e várias parcerias estão envolvidas há muitas semanas. O JS separou alguns pontos de preparativos. Além da confecção do manto de Nossa Senhora, outros pontos importantes como a parceira de orientação aos romeiros com a concessionária CCR NovaDutra, a programação de visitas da imagem de Aparecida às escolas de Aparecida e região, a preparação da sala de imprensa para receber comunicadores de todo o país, entre outras informações e curiosidades são importantes. Confira cada pedacinho dos bastidores dessa grande festa ao longo da semana aqui no site!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Eduardo Gois, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.