Por Deniele Simões Em Notícias

“Jesus deixa exemplo de partilha”, reflete padre André Luiz

O segundo dia de preparação para o Hallel Aparecida, na segunda-feira, 11 de maio, foi marcado pela reflexão do tema O Jovem Jesus de Nazaré, na celebração eucarística das 9 horas, no Santuário Nacional.

O padre André Luiz Pizani Domiciano, da arquidiocese de Aparecida, presidiu a celebração; concelebraram os padres Matusalém Gonçalves dos Santos, também da arquidiocese local, Oldack Filho Cordeiro Rocha, da diocese de Serrinha (BA) e Fabrício Bezerra Lopes, da diocese de Guarulhos (SP).

Jovens das paróquias ligadas à arquidiocese de Aparecida participaram da celebração e a banda Acordes do Coração, da Paróquia São Francisco de Assis, de Guaratinguetá (SP), foi a responsável pelo ministério de música.

Foto de: Deniele Simões / JS

Pe. André Luiz - Deniele Simões JS

Padre André Luiz Domiciano:
"Quem gasta a vida anunciando,
falando do Reino, indo ao encontro
das pessoas, vive o verdadeiro
sentido da vida, que é a fraternidade,
que é a solidariedade, que é a partilha
dos bens e de si mesmo"

Na homilia, padre André Luiz refletiu sobre o Evangelho de João (15, 26-16 4a), que menciona o Espírito da Verdade, testemunho de Jesus. “O Espírito vai atuar, atualizar em cada um de nós as palavras, o jeito de ser, o modo de viver de Jesus, para que tenhamos a coragem de mostrar Deus para as pessoas”, disse.

Ele também falou sobre o ministério de Jesus Cristo, que teve início muito cedo e foi marcado pela simplicidade. “O jovem Jesus usava imagens simples; falava do campo, do grão de mostarda, do pastor com a ovelha, da videira, cujos ramos produzem frutos quando estão a ela unidos, quando delas se alimentam, como vimos no Evangelho de hoje”, explica.

Padre André Luiz também recordou uma passagem no livro do Êxodo, que ensina o sentido da partilha. “Deus não quer que guardemos, que acumulemos nada; nem bens materiais, nem a nossa vida”, recorda.

Diante disso, Jesus ensina que quem guarda a sua vida ou acumula bens pensando que está se preservando, não quer gastar tempo ou a vida com os outros tem uma vida sem sentido.

“Agora, quem gasta sua vida anunciando, falando do Reino, indo ao encontro das pessoas, viveu o verdadeiro sentido da vida, que é a fraternidade, que é a solidariedade, que é a partilha dos bens e de si mesmo”, reflete.

Jovens na Igreja

Foto de: Deniele Simões / JS

Semana Juventude 2º - Deniele Simões JS

Jovens celebram 2º dia da Semana da
Juventude, em preparação ao Hallel Aparecida

O jovem sacerdote, ordenado há apenas seis meses, fala sobre a responsabilidade de presidir uma celebração na Basílica Nacional. “Foi uma alegria muito grande, não só porque falamos para pessoas vindas de todas as partes do país, mas também pelo acesso que temos hoje via internet e televisão, chegando aos confins do país e até ao exterior.” 

 

Em relação à iniciativa da organização da Semana da Juventude e do Hallel, padre André Luiz destaca que é uma oportunidade de jovens do Brasil inteiro reunirem-se para rezar e celebrar no Santuário, local considerado referência de fé para todo o Brasil. “É uma inciativa que não pode parar”, opina. 

O jovem Matheus Leonardo dos Santos, de 18 anos, que participou da missa, fala da alegria de vivenciar a Semana da Juventude e o Hallel Aparecida. “É mais do que gratificante presenciar esse momento, poder mostrar que a juventude, do seu jeito, pode estar na Igreja. Vamos tentar arrebanhar mais ainda esses jovens para participar dessa alegria, porque muitos, às vezes, pensam que a Igreja é morta, mas ela é alegre e também é para o jovem ”, diz Matheus, que é ministro da Palavra e secretário da Pastoral da Juventude na Paróquia São Francisco de Assis.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.