Por Alexandre Santos Em Notícias

JMJ 2016: Portal lança gincana online para preparar jovens

Comemorar um ano da realização da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 e preparar os jovens para a Jornada de 2016, na Polônia. Esse é o principal objetivo do Desafio JMJ Kraków2016 – Por uma Igreja mais conectada, lançado este mês pelo Portal Católico.

O evento deve movimentar paróquias e comunidades, integrando pastorais e grupos de todo o Brasil numa grande gincana nacional. Os grupos participantes concorrem a 40 pacotes completos de viagem para a Jornada Mundial da Juventude de 2016, em Cracóvia, na Polônia. Os pacotes incluem passagens aéreas e o Kit Peregrino, com transporte, alimentação e hospedagem durante os dias da Jornada.

Foto de: Portal Católico

pe_oswaldo_gerolin_foto_portal_catolico

Padre Oswaldo Gerolin: "A ideia das
tarefas é instrumentalizar o jovem,
para que ele possa dar voz e vez a
seus anseios e força de trabalho em
favor da Igreja"

As inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira (29). A competição começa no dia primeiro de setembro, com a primeira tarefa, e segue até o fim em outubro de 2015.

De acordo com o diretor do Portal Católico, padre Oswaldo Gerolin, a expectativa inicial é de que o Desafio JMJ receba inscrições de grupos de todas as dioceses do Brasil. Segundo ele, somente na Pastoral da Juventude há cerca de 9 mil grupos espalhados pelo país. Além de movimentos, de comunidades. Por isso, de acordo com o padre, o universo deve girar em torno de 20 mil grupos. “A nossa meta é alcançar no máximo 12% desse número. No período de pré-inscrição, pouco mais de 16% desses grupos já se inscreveram”, analisa.

De acordo com o coordenador do evento, Eduardo Amato, a ideia de realizar o Desafio surgiu a partir do desejo de criar uma ferramenta que desse continuidade à mobilização dos jovens católicos vista durante a JMJ do ano passado, no Rio de Janeiro. “Após o término da Jornada, ficaram sem um projeto concreto de trabalho. Havia muita vontade de realizar, mas sem um rumo a tomar”, afirma.

A fórmula é simples. O evento reunirá grupos de Jovens do Brasil inteiro numa competição com tarefas mensais a serem cumpridas. Cada uma dará pontuações específicas para compor o placar e o ranking da gincana. “As provas do Desafio terão um enfoque especial na conscientização da juventude para seu papel de protagonista como evangelizador e transformador da sociedade”, relata Eduardo.

O coordenador revela que, apesar de ser uma competição, não haverá eliminações. “Todos os grupos vão até o final do Desafio. Ganha a equipe que somar mais pontos na soma geral de todas as tarefas”, explica.

Segundo o padre Oswaldo Gerolin, as tarefas vão oferecer a oportunidade aos jovens de tornarem-se protagonistas em suas paróquias, comunidades e pastorais. “A ideia das tarefas é instrumentalizar o jovem, para que ele possa dar voz e vez a seus anseios e força de trabalho em favor da Igreja. Serão tarefas com grandes períodos para execução, em média 40 dias para cada uma. As provas não se basearão apenas em arrecadação de produtos ou atividades caritativas. Teremos um leque bem diversificado de tarefas”, conta.

De acordo com os organizadores, as tarefas serão realizadas em cada paróquia, com resultados e reflexos nas Igreja locais. Segundo eles, toda a pontuação e totalização dos resultados será realizada automaticamente por meios eletrônicos e depois será conferida manualmente.

JMJ 2016 lança logotipo

Mês passado, o logo oficial da Jornada Mundial da Juventude 2016 foi lançado pelo Arcebispo da Cracóvia, Cardeal Stanislaw Dziwisz. Na ocasião, também foi divulgada a oração oficial da 31ª JMJ.

A marca é composta pelas cores oficiais da Cracóvia: azul, vermelho e amarelo. A imagem combina três elementos: o lugar, os personagens e o tema do evento: Benditos são os misericordiosos, pois receberão misericórdia (Mt 5,7).

A cruz representa Jesus Cristo como o centro do encontro. Dela sai uma centelha da Divina Misericórdia. A forma das cores fazem referência à imagem de Jesus Misericordioso, pintada a pedido do próprio Jesus Cristo nas aparições à polonesa Santa Faustina.

A Cracóvia é marcada no logo com o contorno e um círculo, que também representa a juventude. A autora do logo é a designer gráfica polonesa Monika Rybczyńska, da cidade de Ostrzeszów. A coautora é Emilia Pyza, 26 anos, especialista em design gráfico e publicação de livros.

Dom Stanislaw também apresentou a oração oficial da JMJ, elaborada em três partes. A primeira é a entrega de todos os seres humanos à Divina Misericórdia. A segunda parte é um apelo, pedindo a graça de ser misericordioso. A última, é um pedido de intercessão a Nossa Senhora e a São João Paulo II, patrono da JMJ.

O maior evento da juventude mundial será realizado em Cracóvia, na Polônia, de 25 de julho a 1º de agosto de 2016.

Oração da Jornada Mundial da Juventude 2016

Deus, Pai misericordioso, que revelastes vosso amor no Vosso Filho, Jesus Cristo e o derramastes sobre nós no Espírito Santo, consolador, confiamos a vós hoje o destino do mundo e de cada homem.

Confiamos a vós, de maneira especial, os jovens de cada língua, povo e nação. Orientai-os e protegei-os em todos os complexos caminhos de hoje e dai-lhes a graça de colher frutos abundantes da experiência da Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia.

Pai Celestial, concedei que possamos dar testemunho de vossa misericórdia. Ensinai-nos a transmitir a fé aos que estão em dúvida, a esperança aos que estão desanimados, o amor aos que se sentem indiferentes, o perdão aos que erraram e a alegria aos que estão infelizes.

Permita que a centelha do vosso amor misericordioso, que acendestes dentro de nós, torne-se um fogo que transforma os corações e renova a face da terra.

Maria, Mãe de misericórdia, rogai por nós.

São João Paulo II, rogai por nós.

Para inscrever um grupo no Desafio JMJ, acesse:
https://www.desafiojmj.com.br/

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.