Com o intuito de despertar a juventude para uma grande experiência missionária e de espiritualidade, jovens de todas as partes do Brasil devem percorrer o trajeto de Águas da Prata (SP) até o Santuário Nacional de Aparecida (SP), durante o mês de julho. Inspirados no caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, os participantes peregrinarão pelo Caminho da Fé. A iniciativa está dentro das ações propostas pelo Rota 300, projeto da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, que integra os jovens à celebração do Jubileu dos 300 anos.
Foto de: Reprodução
De 1 a 11 de julho, os jovens irão percorrer, de
bicicleta ou a pé, cerca de 500 km
De 1 a 11 de julho, os jovens irão percorrer, de bicicleta ou a pé, cerca de 500 quilômetros. De acordo com a organização, a proposta vem como resposta concreta e acessível àqueles que desejam trilhar o caminho do bem. A experiência de fé vivida no percurso fará com que os peregrinos percorram um caminho interior, seguindo Jesus e anunciando-o entre os jovens.
A Comissão acredita que o Caminho da Fé oferecerá também oportunidades concretas de solidariedade, como a partilha de alimentos, ajuda em curativos, no carregar a mochila uns dos outros e nas palavras encorajadoras. A proposta é propiciar uma experiência de vida simples e austera, saindo das comodidades da casa onde eles vivem, para viverem uma peregrinação com o pouco que necessitam dentro de uma mochila.
O seminarista Caio Felipe Gomes Violin, 23 anos, prepara-se para participar da caminhada. Durante o trajeto, ele espera ter uma experiência com Deus a partir da contemplação da natureza e da meditação da palavra de Deus.
“Desde quando comecei a viajar de carro até o Santuário, sempre fiquei curioso de saber como seria uma peregrinação a pé; sempre me encantou aqueles peregrinos que conseguiam fazer essa peregrinação. Mas, esse ano, o que mais me motivou foi o Papa Francisco, pois ele nos incentiva no ano Santo da Misericórdia a fazer peregrinações até as portas santas”, conta o jovem.
Para aguentar a longa jornada, Caio se prepara fisicamente, realizando caminhadas ao menos três vezes por semana. Apesar do grande desafio, o seminarista está confiante em peregrinar todo o percurso para alcançar a misericórdia de Deus por meio dessa caminhada.
Para participar é necessário ter 18 anos ou mais. Não serão formados grupos e o peregrino pode optar por caminhar sozinho ou em grupo. A inscrição é gratuita. A organização oferece apenas a compra da camiseta da peregrinação que tem o custo de R$20,00.
Origem – O Caminho da Fé foi criado há 13 anos para dar estrutura às pessoas que sempre fazem peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
O trajeto parte de Águas da Prata, passando pelo sul de Minas Gerais, até chegar a Aparecida. Outros ramais foram sendo criados ao longo dos anos como São José do Rio Pardo (SP), Mococa (SP), Aguaí (SP), Tambaú (SP), São Carlos (SP) e Sertãozinho (SP). Todos esses ramais se convergem para Águas da Prata e, de lá, até Aparecida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.