Por Deniele Simões Em Notícias

Jovens promovem atividades para celebrar DNJ em todo país

As Pastorais Juvenis (PJs) de todas as dioceses e arquidioceses brasileiras estarão em festa neste domingo (25) para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ).

A edição deste ano tem sabor especial, porque comemora os 30 anos de existência do evento, com o lema Construindo uma nova sociedade e o tema Estou no meio de vós como aquele que serve, inspirado no Evangelho de Lucas (22, 27).

Foto de: Juventude / Diocese de Presidente Prudente

DNJ_1 - Juventude Diocesede Presidente Prudente

Jovens celebram DNJ em Presidente Prudente, no interior de São Paulo

 

Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), as reflexões de ação de graças dos 30 anos de DNJ partem do tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade: Igreja e sociedade, recordando a presença dos jovens cristãos na sociedade.

“O Santo Padre Francisco insiste em que os jovens sejam construtores da paz, da vida nova, superando a cultura do consumo e do descarte”, aponta o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, no subsídio do DNJ 2015.

Para ele, o evento será uma espécie de “dia missionário”, em que os jovens terão a oportunidade de refletir os desafios da construção de uma nova sociedade, assumindo seu protagonismo no caminho de serviço à vida, à justiça e à paz.

#Rota300

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e bispo de Caxias (MA), dom Vilson Basso, lembra que a Igreja do Brasil tem procurado estimular o protagonismo juvenil e, no documento 85, a CNBB faz uma opção afetiva e efetiva pela juventude. “Os bispos do Brasil demonstram esse amor pelos jovens, pela causa juvenil e nós, como Comissão Episcopal, vamos nos empenhar, fazer todo o possível para que a Igreja seja esse lugar de apoio, de acolhida da juventude, de espaço para que a juventude tenha protagonismo e possa exercê-lo tanto na Igreja quanto na sociedade”, diz.

No final de 2013, a Pastoral Juvenil da CNBB optou por fazer um caminho de Evangelização da juventude a partir de três eixos: Missão, Capacitação e Estrutura de Acompanhamento.

Um desses desdobramentos missionários é o projeto #Rota 300, com o tema 300 anos de bênçãos: com a mãe Aparecida, juventude em missão. O projeto é o braço jovem dos preparativos para o Jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida nas águas do rio Paraíba e tem envolvido jovens de todo o Brasil no trabalho missionário.

Mobilização pelo Brasil

O DNJ já aconteceu em várias dioceses e em outras será apenas em novembro. Um número considerável promoveu ações no domingo passado (dia 18), quando a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. A maior parte das dioceses vai promover o DNJ neste domingo. É o caso da diocese de Taubaté (SP), no Vale do Paraíba.

Foto de: Reprodução

DNJ_2 - Reprodução

As comemorações acontecerão junto com a Festa de Santa Terezinha, padroeira do Santuário Diocesano. Haverá shows musicais, pregação, procissão com a imagem da padroeira local, missa solene, totalizando mais de oito horas de programação.

“Durante toda a tarde as diversas expressões juvenis estarão realizando atividades na praça, como teatro de rua, capoeira, entre outras”, contam os responsáveis pela PJ. Ainda de acordo com os organizadores, cada expressão montará uma tenda no local para divulgar informações sobre seu carisma e o trabalho que realiza.

Em Iguape (SP), na região do Vale do Ribeira, as atividades foram em 4 de outubro, com mais de 300 jovens.

Em Presidente Prudente (SP), o DNJ aconteceu no dia 11 de outubro, com a participação de cerca de 600 jovens. Houve caminhada, trio elétrico, momentos de adoração e de louvor.

Em Fernandópolis (SP), cerca de 5.000 jovens ligados à diocese de Jales reuniram-se no dia 17 de outubro para celebrar a data. Além de missa presidida por dom Demétrio Valentini, o evento teve shows musicais e testemunhos. Os jovens também ajudaram entidades beneficentes com a doação de alimentos não perecíveis.

Em Piracicaba (SP), o DNJ reuniu cerca de 3.000 jovens dos 15 municípios ligados à diocese, no dia 18 de outubro. A comemoração foi marcada por atividades culturais, dança, teatro, caminhada, adoração ao Santíssimo e santa missa.

Em algumas dioceses, a celebração do DNJ acontecerá em novembro. É o caso da arquidiocese de Aparecida (SP). Segundo o coordenador da PJ, Maicon Rodrigo dos Santos, a programação deverá seguir o subsídio divulgado pela CNBB. “Deixamos para novembro porque toda a nossa juventude esteve envolvida na Novena e Festa da Padroeira”, justifica.

Em Guararapari (ES), a arquidiocese de Vitória realizará o DNJ em duas etapas. A abertura será no dia 31 de outubro, às 19 horas, com show e pregação. Para o domingo, dia 1º de novembro, estão programados momentos de pregação, gincanas, teatro, caminhada e celebração eucarística.

Em terras capixabas, o DNJ também será marcado pelo encerramento da campanha de arrecadação de alimentos para as crianças vítimas da guerra na Somália. Os jovens conseguiram arrecadar 20 toneladas.

Já a juventude das cidades ligadas à arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) também vai celebrar no dia 15 de novembro, com uma grande caminhada. O DNJ será marcado pelo lançamento do projeto #Rota 300 – 300 anos de bênçãos: Com a Mãe Aparecida, Juventude em Missão, na região. A Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida vai peregrinar junto aos grupos e movimentos jovens cadastrados na arquidiocese.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.