Por André Somensari Em Notícias

Jubileu dos 300 anos: balanço dos 150 dias

Obras Santuário Nacional JS 2

Imagens: Thiago Leon/Santuário Nacional | Montagem: Bruno Olivotto

Neste mês de março, completam-se cinco meses do início do jubileu dos 300 anos da aparição da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. E, em pleno ano jubilar, também ano nacional mariano, são muitas as obras e muitos os eventos que o Santuário Nacional de Aparecida (SP) está realizando para celebrar e homenagear a Padroeira do Brasil.

Em 2016, no início das celebrações do jubileu dos 300 anos, o Santuário Nacional inaugurou duas grandes obras: o Memorial dos Construtores e o Campanário.

O Memorial, inaugurado em 30 de novembro de 2016, é um monumento que presta homenagem aos religiosos e leigos que se dedicaram, ao longo de suas vidas, à construção do Santuário Nacional de Aparecida, maior santuário dedicado a Maria no mundo. Com 2.356 nomes, cunhados em 96 placas de bronze, homenageia bispos, arcebispos, cardeais, padres, reitores e administradores ligados à história de Aparecida, além de colaboradores que trabalham há mais de 20 anos no Santuário. No centro do Memorial, está um obelisco de 12 metros de altura, revestido de granito preto, que abriga em seu topo a Imagem de Nossa Senhora da Assunção, a primeira a chegar ao Santuário Nacional, em 1955. Contém também placas informando a distância de Aparecida (SP) das capitais brasileiras e do Santuário Nacional dos outros santuários marianos ao redor do mundo.

A segunda obra, o Campanário, foi inaugurada na véspera do Natal, após a missa solene das 21h, em que os devotos puderam ouvir, pela primeira vez, o badalar de seus 13 sinos, os quais 12 homenageiam os apóstolos e o sino maior, a Virgem Maria, São José e a família Campanha dos Devotos. O Campanário mede 37,5 metros de altura, um pouco menor do que as naves do Santuário, que medem 40 metros. Sua concepção artística é de Cláudio Pastro, artista sacro falecido em outubro passado, responsável por diversas obras do Santuário Nacional.

Já em 2017, o Santuário Nacional entregou a nova sede do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida), localizada próxima à Matriz Basílica, em cerimônia realizada, em 31 de janeiro, a primeira obra inaugurada pelo arcebispo Dom Orlando Brandes. O prédio, que antigamente sediou a Editora Santuário e o Seminário Nossa Senhora Aparecida, foi totalmente reformado e revitalizado, contando com 2.500 metros de área construída, distribuídos em quatro pavimentos; contém 17 salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, além de refeitório e um auditório para ensaios coletivos, totalmente acessíveis para pessoas com necessidades especiais.

Quanto à parte religiosa da comemoração do Jubileu, destaca-se a Missa de Coroação de Nossa Senhora Aparecida, que, desde janeiro, vem sendo realizada no dia 12 de cada mês e se encerrará no dia 12 de setembro.

“Trata-se de uma grande preparação para a novena solene e a Festa de Nossa Senhora, que serão realizadas em outubro, sendo a novena solene de 1 a 9 de outubro e a Festa de Nossa Senhora de 10 a 12 de outubro, em um tríduo festivo do tricentenário”, disse padre João Batista de Almeida, reitor do Santuário Nacional.

Para o padre João Batista, as obras e os eventos já realizados são apenas o início das festividades do jubileu dos 300 anos.

“Em breve, inauguraremos o Baldaquino (colunas que cercam o altar central e sustentam a cúpula do Santuário), a rampa de acesso à Imagem de Nossa Senhora Aparecida, que terá escrita a Ladainha de Nossa Senhora, e a mais esperada de todas: a inauguração da cúpula central do Santuário, que será realizada no dia 11 de outubro. Na parte de eventos, durante o ano, haverá vários jubileus: em fevereiro, o Terço dos Jovens; em março, o Terço das Mulheres; em abril, o jubileu dos bispos e também o da juventude. Este, em especial, será o maior de todos, pois em 4 dias (27 a 30) acontecerão o JUMI (Juventude em Missão) e o encerramento do Projeto Rota 300, da CNBB. Nesses últimos 5 meses, já realizamos muitos eventos relacionados com o jubileu, mas o melhor ainda está por vir”, disse o reitor do Santuário Nacional.

Para saber a agenda completa de todos os eventos do jubileu dos 300 anos no Santuário Nacional, acesse www.a12.com/santuario-nacional e clique no menu Eventos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.