Por Jornal Santuário Em Notícias

Missionários Redentoristas se preparam para Santas Missões

Entre os dias 1 e 21 de junho, a Província Redentorista de São Paulo, realiza em Aparecida (SP), o Segundo Noviciado Missionário. O encontro é um treinamento para missionários que participam das Santas Missões e irá refletir o tema Unidos em Cristo, com Maria, para viver e crescer em Comunidade.

Foto de: Divulgação

Missionários Redentoristas - Divulgação

Missionários fazem formação no Convento
do Santuário Nacional

De acordo com um dos organizadores, padre Ferdinando Mancilio, entre os objetivos estão proporcionar aos participantes uma preparação imediata e a prática para o exercício da pregação e demais ações missionárias das Santas Missões Populares Redentoristas, segundo o método missionário da Província de São Paulo e também tentar reavivar o esquema missionário já consagrado, pois entraram padres novos, que têm boa-vontade, mas que ainda precisam ser formados para todo o trabalho das missões, tomar conhecimento e realizar uma introdução ao Kerigma missionário, o aprofundamento na linha mestra das Santas Missões (Fases das Missões), entender a pedagogia das cerimônias e de outros Atos das Santas Missões, a realização de exercícios práticos de comunicação e retórica missionária e a integração entre os membros participantes.

Participam do evento membros das equipes missionárias de São Paulo, confrades missionários da Vice-Província de Recife e equipes missionárias das (vice) Províncias da União dos Redentoristas do Brasil (URB).

Na explicação de padre Ferdinando, em vez de eles aprenderem de modo vicioso o trabalho com as missões, a determinação do governo provincial é de que eles sejam formados e acompanhados para essa ação missionária, que carrega toda história de mais de cem anos de missões, sem contar ainda com todo o histórico das missões de Santo Afonso, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. “O que vai ser feito é olhar mais de perto, de modo reflexivo, aquilo que eles já fazem nas missões, só que agora, preenchendo este trabalho que eles já realizam. Então é um modo deles pararem agora para poder refletir sobre o trabalho”, detalha padre Ferdinando.

A intenção é que os participantes sejam envolvidos diretamente na pregação das Santas Missões ou em atividades missionárias diretas. É uma verdadeira iniciação ao método missionário.

Para tal uma comissão cuidou da programação e a estruturação dos dias com horário e tempo para cada reflexão. O objetivo é que cada dia da formação consiga abranger cada estrutura das missões.

Na formação também foram introduzidos a realização de exercícios práticos para a comunicação no Rádio, na TV, na internet etc. a confecção de um subsídio final do curso (apostila), noções teóricas de oratória e uma reflexão sobre a dimensão da figura mística do missionário.

Toda a formação, está sendo conduzida por missionário redentoristas, falando para redentoristas, ou seja, só que aqueles que já têm uma preparação ou experiência dentro da vivência missionária, ou uma preparação espiritual e intelectual capaz de transmitir o que é necessário.

Em setembro os missionários irão parar outra vez. “O que eu acho formidável é ser um grupo grande e mesmo assim poder parar, programar-se e se projetar. Isso mostra que é um grupo que quer um algo a mais. Em setembro vai haver uma segunda etapa, mais acadêmica, intelectualizada com assuntos específicos. Eles vão parar mais um mês para continuar a formação.”

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.