Conhecido pela campanha da Mãe Peregrina, o Movimento Schoenstatt está prestes a comemorar o seu primeiro centenário, no dia 18 de outubro.
Foto de: Movimento Schoenstatt / Diocese de Taubaté
Caminhada ao Comando de Aviação do Exército, em Taubaté,
é uma das muitas iniciativas em preparação ao centenário
espalhadas pelo Brasil
Presente em mais de 100 países, a família Schoenstatt vem se preparando para a celebração há muito tempo, como explica a irmã Nilza Pereira da Silva, da equipe de comunicação do centenário.
“Nosso país prepara este ano centenário com um novênio, ou seja, são nove anos de preparação, ação de graças e aprofundamento no carisma de Schoenstatt”, diz.
Segundo ela, duas fortes correntes de vida perpassaram esses anos, desde 2005. A primeira delas é a Cultura da Aliança, que mais tarde se uniu à corrente da Cultura do Encontro proposta pelo papa Francisco. A outra é a corrente Missionária, que também encontra ressonância com as metas de Francisco, a favor de uma Igreja que sai e vai ao encontro das periferias.
Em nível mundial, a preparação acontece na forma de triênio, com o lema Tua Aliança, nossa missão! e as atividades preparatórias começaram a se intensificar com a abertura do ano jubilar, em 18 de outubro de 2013.
Desde o dia 18 de janeiro, tem acontecido uma novena de meses. “Também, todo dia 18 de cada mês, muitas paróquias e comunidades do Brasil preparam-se para o grande dia do centenário, refletindo a cada mês um tema, vinculado às palavras do fundador, em 18 de outubro de 1914”, explica.
Na diocese de Taubaté, no interior de São Paulo (SP), caminhadas também integram a preparação para o centenário. Em abril, a primeira caminhada reuniu cerca de 150 pessoas.
No último dia 21, cerca de 200 pessoas caminharam 3,5 quilômetros com destino à ermida localizada no Comando de Aviação do Exército. Logo após, o público participou de uma missa celebrada pelo capelão da unidade.
Programação do centenário
Acelebração internacional será em Schoenstatt, de 16 a 18 de outubro, com missa festiva na manhã do dia 18 e celebração oficial de renovação da Aliança de Amor no período da tarde.
O movimento vai comemorar o centenário de 23 a 26 de outubro, em Roma. No dia 25 haverá uma audiência privada entre membros de mais de 50 países e o Papa Francisco. Cerca de 300 brasileiros devem participar.
Já no Brasil, a celebração acontecerá nos 22 centros de Schoenstatt e em estádios, praças, dioceses e paróquias, nos dias 18 e 19. De acordo com irmã Nilza, o ponto central de todas as celebrações é a renovação da Aliança de Amor e a celebração da santa missa. “Essas celebrações são configuradas com os mesmos temas e tanto quanto possível com os mesmos elementos que fazem parte das celebrações na Alemanha”, conclui.
Dia da Aliança de Amor
Os estados do Rio de Janeiro e São Paulo instituíram decretos para que o Dia da Aliança de Amor seja comemorado todo dia 18 de outubro, a partir deste ano. A data também é comemorada nas cidades de Londrina (PR) e Confins (MG).
Para irmã Nilza, a oficialização dessas comemorações é o reconhecimento da contribuição que toda a Igreja, através do Movimento Schoenstatt, tem oferecido à sociedade brasileira.
O Movimento foi fundado no dia 18 de outubro de 1914, pelo padre José Kentenich e um grupo de jovens que selou a Aliança de Amor com a Mãe de Deus. A ideia inicial foi transformar a pequena Capelinha de São Miguel, em Schoenstatt/Vallendar, na Alemanha, em um santuário de graças.
Confira a programação nos santuários, paróquias e dioceses do Brasil, acesse: https://bit.ly/js_schoenstatt
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.