Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R. Em Notícias

O significado da Quaresma

Atitudes para a Quaresma

A Quaresma é o período de 40 dias dedicado pelos cristãos à preparação para a Páscoa. Desde os primeiros séculos do cristianismo é vivido como um tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na quinta-feira Santa, quando tem início o Tríduo Pascal.

Todos os anos, durante os 40 dias da Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 540). Ao propor aos seus fiéis o exemplo de Jesus que se retira para o deserto (Lc 4,1ss), os fiéis preparam-se para a celebração das solenidades pascais principalmente através da oração, do jejum e da caridade (Mt 6,1ss).

Aqui no Brasil, a Quaresma é também ocasião de refletir e fazer repercutir na sociedade e na vida cristã temas relacionados a justiça social e à dignidade humana. A Campanha da Fraternidade visa ajudar-nos a tornar nossa fé mais coerente e atenta aos sinais dos tempos.

É importante que cada pessoa avalie a própria caminhada tendo sempre como critério o Evangelho e os ensinamentos da Igreja, assumindo os exercícios de penitência e piedade conforme sua realidade e condição humana. Devemos sempre considerar o que Jesus mesmo disse: “Quero misericórdia e não sacrifício” (Mt 12,7).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. Fábio Evaristo, C.Ss.R., em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...