Por Flávia Gabriela Em Notícias Atualizada em 18 MAR 2019 - 10H36

Padroeira do Brasil é entronizada no Santuário de Fátima, em Portugal

Milhares de peregrinos participaram da Festa de Nossa Senhora de Fátima em seu Santuário em Portugal, no dia 13 de maio.

A celebração foi presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida dom Darci José, o bispo de Leiria e Fátima, dom Antônio Marto; o reitor do Santuário de Fátima padre Carlos Cabecinhas, e o reitor do Santuário de Aparecida, padre João Batista de Almeida.

 

Segundo a assessoria de imprensa do Santuário de Fátima, cerca de 210 mil peregrinos de 30 países participaram da missa. No final da celebração, a Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi enviada às dioceses de Portugal para uma visita, o que deve durar um ano.

 

A peregrinação faz parte das comemorações do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, que será comemorado em 2017, com a possível presença do Papa Francisco.

As comemorações em Fátima acontecem em união com o Santuário Nacional de Aparecida, que em 2017 celebra os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Thiago Leon / Santuário Nacional

Entronização Aparecida_1 - Thiago Leon Santuário Nacional

Imagem de Aparecida é entronizada no Santuário
de Fátima em Portugal

Parte dessas comemorações aconteceu no dia anterior à Festa de Fátima. A Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada no Santuário Português, com a presença de cerca de mil brasileiros, dos quais 400 partiram de Aparecida, na peregrinação oficial, organizada pela Arquidiocese.

Foi o próprio dom Raymundo Damasceno Assis, cardeal arcebispo de Aparecida, quem presidiu, às 18h30 do horário de Portugal, a cerimônia de entronização de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima. Às 18h30, no horário de Portugal, ao som da canção "Ave Maria", a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada, sendo colocada em um nicho especial ao lado da Capela das Aparições.

Segundo dom Raymundo esse é um sinal da “união” entre Portugal e Brasil: "Queremos que a presença desta imagem seja sinal da união destes povos, portugueses e brasileiros, que estão unidos a profundos laços históricos, pela mesma fé, pelo mesmo amor a Nossa Senhora".

"Lembramos a todos que Ela é nossa Mãe, Jesus nos deu Maria como mãe ainda na Cruz, no calvário. Jesus quis não só nos fazer irmãos na filiação paterna, mas também na filiação materna. Que esses Centenários de Bênçãos, momento de comunhão entre Brasil e Portugal, possam trazer o crescimento da nossa fé e que as pessoas ao passarem por aqui possam ser cada vez mais discípulos de seu filho Jesus”, destacou dom Raymundo.

Na cerimônia estavam presentes devotos de 21 países, totalizando cerca de cinco mil peregrinos.

Silêncio

No dia que antecedeu a data em que se festeja Nossa Senhora de Fátima, quando ocorreu a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, e no decorrer do dia da Festa, algo muito característico da devoção portuguesa podia ser observado, o silêncio.

A praça diante do templo era tomada aos poucos pelos devotos. Pessoas das mais diversas idades que chegavam, paulatinamente, com suas cadeiras, cobertores, velas, muita fé e um marcante silêncio.

Thiago Leon / Santuário Nacional

Entronização Aparecida_2 - Thiago Leon Santuário Nacional

Cerca de 210 mil peregrinos de 30 países participaram
das celebrações

A impressão é que a oração do fiel se iniciava já neste momento, no qual buscava, em seu coração, sentimentos e pessoas para serem apresentadas no momento em que a celebração iniciava. Na entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, brados de vivas saudaram a Padroeira do Brasil e quebravam o silêncio. 

Foram momentos de profunda emoção para os católicos presentes em Fátima, já que o gesto une duas devoções de povos diferentes na Mãe de Deus.

Na noite do dia 12 ainda, a celebração presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, também trouxe momentos de profunda espiritualidade. Anoiteceu. A praça, lotada por cerca de 200 mil fiéis se manteve em silêncio durante todo o tempo. Os olhares se alternavam entre as velas que iluminavam os rostos e o Altar da celebração.

A procissão do silêncio coroou os momentos finais do dia, quando o relógio marcava meia-noite, horário local de Portugal. Alguns fiéis ainda permaneceram no local, onde uma vigília se estendeu madrugada adentro na Capelinha das Aparições.

Emoção e curiosidade

As emoções do envio da Imagem Jubilar de Aparecida para o Santuário de Fátima, Portugal, iniciaram-se no dia 11, no aeroporto de Guarulhos (SP), quando os fiéis que seguiam em comitiva para a Festa desta embarcavam.

Thiago Leon / Santuário Nacional

Entronização Aparecida_6 - Thiago Leon Santuário Nacional

Santuário português prepara-se
para centenário das aparições
de Nossa Senhora de Fátima aos
três pastorinhos

Entoando canções marianas, o grupo seguia para o avião com o coração cheio de esperança, aguardando os momentos de emoção da entronização, que aconteceriam.

Já em curso para Fátima com a aeronave em operação, o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José, percorreu os corredores do avião com a Imagem. Em festa, fiéis cantavam e rezavam, pedindo as bênçãos da Mãe aparecida, a caminho do Santuário de Fátima.

 

No aeroporto de Lisboa, onde o avião pousou, mais momentos marcantes da festa. Em procissão a Imagem foi levada até o cardeal dom Raymundo Damasceno, que já aguardava o grupo. Com uma bênção especial e a oração do Jubileu, os fiéis encerraram suas primeiras orações em Fátima, seguindo para o local onde aguardam a entronização.

Já em Fátima, antes do início das celebrações, em uma Coletiva de Imprensa o cardeal dom Raymundo Damasceno Assis apresentou aos jornalistas a Imagem de Nossa Senhora que seria entronizada naquele templo mariano.

Os profissionais se demonstraram curiosos pela história e devoção à Padroeira do Brasil, indagando aspectos de moldagem da Imagem, devoção e história dos milagres atribuídos à Senhora Aparecida.

Assim como a atividade programada pelo Santuário Nacional de Aparecida, o Santuário de Fátima também está promovendo visitas da Imagem Peregrina de Nossa Senhora por toda a diocese. As visitas também se encerram em 2017, com a comemoração do jubileu de 300 anos de Aparecida e 100 de Fátima.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Flávia Gabriela, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...