O Domingo da Páscoa deve ser celebrado como o Dia do Senhor mais do que qualquer outro domingo. É a maior e mais importante festa cristã. Nesse domingo os cristãos testemunham que Jesus é vencedor da morte, rompendo barreiras do tempo e do espaço. A celebração é envolta de alegria e de esperança diante do Cristo ressuscitado.
O termo Páscoa deriva do hebraico e significa passagem. No cristianismo simboliza a passagem da morte para a vida. Nos primórdios da Igreja, o Domingo de Páscoa não tinha uma liturgia própria, porque a celebração pascal se desenvolvia até a madrugada. Após uma reestruturação litúrgica, na segunda metade do século passado, a celebração passa a ser considerada como uma festividade verdadeira e própria. Neste dia, as leituras são sempre as mesmas, indiferente do ciclo anual.
Neste momento vive-se uma realidade passada e ao mesmo tempo presente e atual: vencida a morte, celebra-se a vida. Jesus Cristo, o Cordeiro imolado, tirou o pecado do mundo e morrendo destruiu a morte, ressurgindo e dando-nos nova vida
O tempo Pascal entende-se por 50 dias, tendo início no domingo da Ressureição e se encerrando no domingo de Pentecostes. Este período é vivido com grande júbilo como um só dia festivo. Todo o tempo pascal é uma oportunidade que a Igreja recebe para conhecer, amar, celebrar e viver o mistério do Redentor Ressuscitado.
A reflexão deste tempo se volta para a Eucaristia, que está inteiramente ligada ao Mistério Pascal, pois tem nele início. A liturgia da palavra faz o anúncio do fato da Ressurreição, que Cristo ressuscitou, não está mais no túmulo.
A Páscoa também traz o sentido de dar às pessoas a possibilidade de renovar uma vida de fé, de participação na comunidade e de empenho evangelizador na sociedade. A celebração da Páscoa anual é um sinal seguro de participação da Páscoa eterna, em que todos serão ressuscitados por Jesus para existir para sempre no seio da Trindade santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.