Por Deniele Simões Em Notícias

Presidência eleita da CNBB repercute resultado das eleições

“Queremos ser, cada vez mais, servidores em uma Igreja servidora, como tem insistido o Papa Francisco. Esse é o caminho que temos pela frente”. Foi com essas palavras que o presidente eleito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, repercutiu o resultado das eleições para a nova gestão do organismo, durante coletiva com a imprensa na tarde desta terça-feira, dia 21 de abril, sétimo dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência.

 

Dom Sérgio e o arcebispo de Salvador (BA), dom Murilo Krieger, foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente da instituição. Também integra a nova gestão o bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner, reeleito como secretário-geral.

Foto de: Carolina Alves / JS

Dom Sérgio - Carolina Alves JS

Dom Sérgio: "Queremos ser, cada vez mais,
servidores em uma Igreja servidora, como
tem insistido o Papa Francisco"

O presidente eleito da CNBB abriu a coletiva agradecendo a Deus pelo fato de as eleições terem transcorrido de modo fraterno e respeitoso. “O episcopado acolheu de maneira cordial o resultado, com espírito de unidade”, ressaltou.

Dom Sérgio atribuiu o resultado do processo eleitoral ao Espírito Santo que, segundo ele, é também quem conduz a Igreja. Ele lembrou que as eleições foram programadas para acontecer após a aprovação das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) que, na verdade, foram atualizadas. “Gastamos um bom tempo, na semana passada, procurando aprofundar as diretrizes, que devem nortear o trabalho de quem é eleito”, justificou.

Ainda de acordo com dom Sérgio, a Conferência tem exercido seu papel junto aos fiéis e à sociedade, com grande reconhecimento e valorização. A ideia, ao assumir a nova gestão, é dar continuidade a essa linha de ação, a fim de que a Igreja tenha cada vez mais presença na sociedade, praticando o que o Papa Francisco chama de “Igreja em saída”.

Foto de: Carolina Alves / JS

Dom Murilo - Carolina Alves JS

Dom Murilo Krieger destaca que função da Igreja
é também apontar valores que nem sempre são
lembrados, mas podem iluminar a sociedade em
busca de mais fraternidade e a multiplicação de
gestos de solidariedade, tendo como consequência
a paz

O vice-presidente eleito, dom Murilo Krieger, destacou que a função da Igreja é também apontar valores que nem sempre são lembrados, mas que podem iluminar a sociedade em busca de mais fraternidade e a multiplicação de gestos de solidariedade, tendo como consequência a paz. “Queremos dar a nossa colaboração naquilo que for possível, sem deixar a nossa missão, para uma Igreja mais dinâmica, entusiasta e que possa brilhar como luz apontando o Senhor”, completou. 

O secretário-geral reeleito, dom Leonardo Steiner, ressaltou que a CNBB sempre tem procurado dialogar com todas as camadas sociais e representantes da sociedade civil. “Temos feito no passado e queremos continuar no futuro. É a delegação que uma assembleia nos faz”, comentou.

Balanço do dia

Os trabalhos na 53ª AG tiveram início às 7h30, com missa no Santuário Nacional. A celebração em Ação de Graças recordou os 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II (1962-1965).

Foto de: Carolina Alves / JS

Dom Leonardo - Carolina Alves JS

Dom Leonardo Steiner ressalta que a CNBB tem
procurado dialogar com todas as camadas sociais
e representantes da sociedade civil

As votações para a escolha dos presidentes das 12 Comissões Episcopais e dos delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e o Sínodo dos Bispos tiveram início às 11h15 e serão retomadas às 15h30, com previsão de cinco votações.

Também no período da tarde, estão previstas exposições do projeto “Comunhão e Partilha”; da Cáritas Brasileira – Relatório sobre o Fundo Nacional de Solidariedade e da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.