Por André Somensari Em Notícias

Rede Aparecida de Comunicação realiza 48ª Semana Vocacional

48ª Semana Vocacional

Imagem: Reprodução

Agosto é mês que a Igreja dedica às vocações. E a Pastoral Vocacional Redentorista anualmente realiza um grande evento para rezar, meditar e refletir sobre a vocação na Igreja. Trata-se da Semana Vocacional da Rede Aparecida de Comunicação (SVRAC), que neste ano chega a sua 48ª edição.

Motivada pelo Jubileu dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a 48ª Semana Vocacional vai navegar nas águas do Ano Mariano, celebrado pela Igreja no Brasil. Entre os dias 20 e 27 de agosto, abordará as diversas vocações e serviços, tendo Maria como exemplo e modelo para escuta e resposta ao chamado de Deus.

Nessa semana, a Rede Aparecida de Comunicação (Rádio e Tv), juntamente com o Portal A12.com, dedicará parte de sua programação e conteúdo para abordar assuntos relacionados à vocação, dedicando cada dia a uma vocação específica:

21/08 - Vocação Humana: Lançai as redes do compromisso com a vida e a criação

22/08 - Vocação Cristã: Lançai as redes do serviço à comunidade

23/08 - Vocação Matrimonial: Lançai as redes do amor e da fidelidade na família

24/08 - Vocação Sacerdotal: Lançai as redes do Bom Pastor

25/08 - Vocação Religiosa: Lançai as redes da doação total ao Reino

26/08 - Vocação de Maria e Ministérios: Lançai as redes do SIM ao chamado de Deus

:: Receba o Jornal Santuário em casa

“A 48ª SVRAC está dentro do contexto da celebração dos 300 anos do encontro da Imagem Negra de Aparecida. A pequena imagem quebrada torna-se para o povo brasileiro, símbolo e referência da devoção mariana em nosso país. Suas mãos unidas em prece nos apontam e nos conduzem a Jesus. São João Paulo II disse: ‘A devoção a Maria é fonte de vida cristã profunda, é fonte de compromisso com Deus e com os irmãos. Permanecei na escola de Maria, escutai sua voz, segui seus exemplos. Ela nos orienta para Jesus: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). E, como outrora em Caná da Galileia, encaminha ao Filho as dificuldades dos homens, obtendo dele as graças desejadas. Rezemos com Maria e por Maria, ela é sempre a ‘Mãe de Deus e nossa’” (Discurso – Aparecida – 4/07/1980)”, comentou Irmão Viveiros, missionário redentorista e membro da equipe organizadora do evento.

Com o tema “Aparecida das águas, lançai as redes sobre nós” e lema “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2,5), a Semana Vocacional quer, junto com os cristãos, pedir a intercessão de Nossa Senhora Aparecida pelas diversas vocações, entre elas a vocação religiosa, sacerdotal, matrimonial e leiga. A história da jovem Maria tem muito a revelar sobre o discernimento vocacional. Ao receber o Anjo Gabriel, o enviado de Deus, Maria aos poucos vai tomando consciência dos desafios de uma vocação e de um chamado. Nesse processo, Deus vai se revelando e Maria toma consciência da grandeza e da beleza do seu SIM. No início da conversa com o Anjo, ela demonstra medo, dúvida e insegurança. No final, já consciente de sua missão, Maria se entrega com docilidade e totalidade, expressando de coração aberto: “Senhor, eis-me aqui! Faça-se em mim segundo sua vontade”.

Uma das entidades religiosas parceiras do evento é a Comunidade Católica Shalom, fundada em Fortaleza-CE, conhecida no Brasil todo pela sua vocação em usar as artes (música, dança, teatro) para evangelização. Larissa Pimentel, jovem leiga consagrada da Comunidade Shalom – Sub Sede Aparecida–, fala da importância da Semana Vocacional: “Acho muito importante a Semana Vocacional, porque faz com que as pessoas toquem em nossa vida, na vida dos religiosos e leigos consagrados, toquem nas vocações e possam descobrir o que Deus chama à vida delas! É um ótimo momento para se falar sobre vocação, tirar dúvidas e conhecer as mais diversas vocações”, enfatiza a jovem.

“Na 48ª Semana Vocacional deixemo-nos revestir do sentimento de compaixão de Jesus com o rebanho cansado, abatido e disperso como ovelhas sem pastor. Vamos juntos pedir mais pastores zelosos, homens e mulheres atentos e solidários com as ovelhas feridas de nossa sociedade. Pela oração, pelo comprometimento com o Reino de Deus e pelo testemunho de nossa vida, deixemos nosso coração se encher de compaixão pela causa vocacional. Peçamos pela perseverança e santificação de quem já foi chamado e também que o Senhor da Messe mande mais operários para a colheita”, afirma Irmão Viveiros.

Acompanhe a Semana Vocacional acessando o portal A12.com e conferindo a programação diária da TV e Rádio Aparecida. Durante a semana, de 21 a 26/08, haverá a reza do Terço às 14h no Santuário Nacional de Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.