Por Jornal Santuário Em Notícias

Relembre momentos marcantes do ano que terminou

Romarias, congressos, assembleias, simpósios e eventos diversos. O ano de 2014 foi muito movimentado no Santuário Nacional de Aparecida. Não se pode deixar passar em branco as lembranças de um ano tão especial. Relembre os principais eventos e momentos que marcaram o ano.

Foto de: Alexandre Santos / JS

Encontro Nacional Presbíteros - Alexandre Santos JS

15º Encontro Nacional de Presbíteros

Logo no início do ano, mais de 530 padres, de várias dioceses do Brasil, estiveram reunidos entre os dias 5 e 11 de fevereiro, no 15º Encontro Nacional de Presbíteros (ENP).

Realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, o evento teve como tema central Concílio Vaticano II e os presbíteros do Brasil: testemunhas de fé, esperança e caridade. O lema foi Estai sempre prontos a dar a razão da esperança a quem a pedir (1Pd 3,15).

Romaria Padre Vítor Coelho de Almeida

Devoção, momentos de reflexão e homenagens, também resumiram a 3ª Romaria Padre Vítor Coelho de Almeida, que celebrou a vida e a obra do missionário redentorista. A romaria, promovida em 16 de fevereiro, foi precedida de um Tríduo Preparatório, celebrado nos dias 13, 14 e 15, com uma ampla programação em homenagem ao missionário redentorista que fez história nas Santas Missões e nas ondas da Rádio Aparecida.

Os romeiros que visitaram o Santuário Nacional nesses dias puderam relembrar a trajetória do religioso, através de exposição fotográfica na marquise do Centro de Apoio ao Romeiro e uma mostra com fotos e objetos pessoais, no hall de entrada da Torre Brasília. A missa da romaria, contou com a presença de 25 mil fiéis.

Na ocasião, o presidente da celebração e bispo auxiliar de Aparecida (SP), dom Darci José Nicioli, enfatizou o trabalho de padre Vítor em prol da evangelização do Povo de Deus. Dom Darci José também destacou a vida de santidade de padre Vítor e o processo de beatificação do religioso. “Pedimos, ó Deus, a graça de ver o Servo de Deus, padre Vítor Coelho de Almeida, elevado à glória dos altares”, disse.

Foto de: Alexandre Santos / JS

Romaria Nacional do Terço do Homens - Alexandre Santos JS

Romaria Nacional do Terço do Homens 

Em 22 de fevereiro, a VI Romaria Nacional do Terço dos homens reuniu no Santuário mais de 30 mil fiéis, de mais de 700 grupos diferentes. A missa de abertura foi presidida pelo arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o Terço dos Homens, dom Gil Antônio Moreira. A cerimônia foi concelebrada pelo bispo emérito de Pinheiro (MA), dom Ricardo Pedro Paglia, e pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli. Após a celebração, representantes de todo o Brasil superlotaram o auditório Pe. Noé Sotillo. Comandada pelo irmão João Batista de Viveiros, a assembleia promoveu a partilha de experiências, dando um panorama do movimento no país. Irmão Viveiros fez ainda memória das romarias anteriores, ressaltando que na primeira edição, em 2009, contou com a presença de 600 participantes.

Hallel e Romaria Nacional da Juventude

A Romaria Nacional da Juventude e o Hallel de Aparecida 2014, reuniu milhares de pessoas, entre os dias 16 e 18 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Em dois dias, mais de 60 atrações musicais e mais de 100 pregações, em nove módulos. Além do Palco Central, que contou com 17 shows de grandes nomes da música católica, como Ziza Fernandes, Rosa de Saron, Vida Reluz, Dunga, entre outros. O tema desta edição foi Jovem, paróquia e sociedade.

Foto de: Deniele Simões / JS

Entronização N.S. Fátima - Deniele Simões JS

Entronização de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Nacional

Um momento de grande comunhão e união também resumiu a cerimônia de entronização da imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

Dividido em duas etapas, o evento uniu mais de 50 mil pessoas em Aparecida, entre os dias 17 e 18 de maio, dando início aos preparativos para comemorações conjuntas entre Brasil e Portugal dos jubileus de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e 100 anos da aparição da Virgem Maria em Fátima.

A imagem de Fátima chegou carregada por uma unidade do Corpo de Bombeiros e foi acolhida por uma multidão, estimada em mais de 25 mil pessoas, na praça da Matriz Basílica. Os jubileus das duas imagens serão celebrados em 2017. O próximo passo será a entronização da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário de Fátima, no dia 13 de maio de 2015.

Simpósio e Romaria Nacional das Famílias

Mais de 2.000 pessoas também estiveram reunidas em Aparecida para participar do 4º Simpósio e 6ª Romaria Nacional das Famílias. O evento aconteceu entre os dias 24 e 25 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida. Com o tema Caminhar com a luz de Cristo e a sabedoria do Evangelho, o evento contou com as participações do bispo de Francisco Beltrão (PR), dom José Antônio Peruzzo, e da escritora e poetiza Adélia Prado. Também estiveram presentes os membros do Conselho Pastoral para a Vida e Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini, dom Marcos Piatek e dom Antônio Augusto Duarte, e o casal referência da Pastoral Família no Brasil, Roque Rhoden e Verônica Melz. A abertura oficial foi realizada pelo cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis.

Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária

Outro evento importante em maio reuniu mais de 700 animadores leigos e religiosos que atuam com a infância e a adolescência missionárias de 17 países, entre os dias 23 e 25 de maio. Com o tema IAM da América a serviço da missão e lema Vocês são meus amigos! (Jo 15-14), o I Congresso Americano da Infância e Adolescência Missionária (IAM) foi uma oportunidade de troca de experiências entre os animadores que acompanham crianças e adolescentes. Segundo o diretor das Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, padre Camilo Pauletti, a escolha do tema do Congresso deu-se pelas comemorações do Ano da Infância Missionária, celebrado entre maio de 2013 e maio de 2014.

Foto de: Deniele Simões / JS

Congresso Mariológico - Deniele Simões JS

Congresso Mariológico 

Com o tema Chave de Leitura da Missão Evangelizadora da Igreja no Brasil e o subtema Encontro, Mística e Missão, o Congresso Mariológico, reuniu em 29 de maio mais de 160 congressistas, entre leigos, religiosos e estudantes de teologia. O objetivo foi conhecer mais sobre Maria e o exemplo que ela deixou como discípula e missionária e aplicar esses ensinamentos na vida pessoal e na comunidade. Na abertura do congresso, dom Darci José Nicioli, ressaltou o esforço da Academia Marial de ser cada vez mais um espaço qualificado de evangelização mariana.

Arraiá de São João

O Arraiá de São João reuniu grande público no Santuário Nacional, em sua nona edição, o Arraiá proporcionou a manutenção e melhorias no serviço de oito entidades da cidade de Aparecida. Participam a Casa do Pequeno, o Lar Nossa Senhora Aparecida, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Casa da Infância e Juventude de Aparecida, o Lar São Vicente de Paulo, a Santa Casa de Aparecida, o Fundo Social de Solidariedade e o Centro Educacional São Canísio. Segundo a coordenadora do Núcleo de Eventos, Aline Costa, o Arraiá foi organizado por uma comissão de colaboradores e voluntários do Santuário com o único objetivo de arrecadar fundos para as entidades beneficentes de Aparecida.

Foto de: Deniele Simões

Apostolado da Oração - Deniele Simões JS

Apostolado da Oração

O ano de 2014 também foi de comemoração para o Apostolado da Oração. O movimento de origem jesuíta, criado na França, em dezembro de 1844, completou 170 anos de história. Também neste ano, durante a festa de Corpus Christi, foi aberto oficialmente o ano jubilar em preparação a jubileu de 100 anos do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), braço do Apostolado dirigido a crianças e jovens.

A romaria do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem ao Santuário Nacional é uma das maiores que comparecem ao templo mariano.

Com público que chega ultrapassar 100 mil pessoas, a Romaria reúne membros do Apostolado de todo o Brasil. Na edição desse ano, realizada entre os dias 13 e 15 de junho, as caravanas de algumas dioceses, como Osasco (SP), aumentaram. Como nos anos anteriores, foi grande também a presença de fiéis da região Sul do país, com destaque para os estados do Paraná e Santa Catarina.

Novidade

Em 2014 os romeiros que visitaram Aparecida e o Santuário Nacional tiveram um novo atrativo. Os bondinhos aéreos, que fazem a ligação entre o Santuário Nacional e o Morro do Cruzeiro, foram inaugurados oficialmente em 25 de junho.

A inauguração foi precedida de uma missa na Basílica Nacional e, logo após, as autoridades e convidados participaram de uma cerimônia nas dependências da Estação Santuário. Os bondinhos foram abençoados pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, e logo após houve a viagem inaugural.

Com investimento privado de R$ 35 milhões, através da empresa BonTur, o empreendimento é uma importante obra de evangelização e que deve alavancar o turismo na cidade de Aparecida.

Foto de: Deniele Simões / JS

Inauguração Bondinhos - Deniele Simões JS

De acordo com o Júlio Tedesco, um dos proprietários da BonTur, o empreendimento vem sendo estudado há seis anos e segue os moldes dos bondes aéreos da cidade de Balneário Camboriú (SC), da mesma empresa. 

Os bondes aéreos começaram a funcionar em operação-piloto no dia 29 de maio e o projeto demorou cerca de um ano e meio para ser concluído. Ao todo foram gerados 500 empregos diretos e indiretos.

A obra também é destaque no quesito acessibilidade, já que facilita o acesso de pessoas com deficiência e idosos ao Morro do Cruzeiro para contemplar as 14 estações da Via Sacra e a vista do Mirante.

Feira do Carreteiro

De 17 a 19 de julho, a Feira do Carreteiro também foi sucesso em 2014 e completou 35 anos de história. Desde que surgiu, o evento passou por muitas mudanças, em um processo de grande crescimento.

De acordo com o editor-chefe da revista O Carreteiro e organizador da feira, João Geraldo, as mudanças trouxeram a profissionalização do evento, com a participação de empresas e a prestação de vários tipos de serviços aos caminhoneiros e familiares.

Durante os três dias de feira, dezenas de empresas ligadas ao setor de transporte rodoviário de cargas apresentam novidades e esclarecem dúvidas do público. “Hoje o motorista vem aqui, assiste a palestras profissionalizantes, sobre legislação, economia de combustível, custo do transporte etc.”, conta Geraldo.

15 anos de Campanha dos devotos

Fé, emoção e muito amor a Nossa Senhora Aparecida. Assim foi a 5ª Romaria da Campanha dos Devotos, que aconteceu em 19 de julho. Celebrando os 15 anos de criação da Campanha dos Devotos, o evento reuniu milhares de peregrinos vindos de várias partes do Brasil.

Foto de: Alexandre Santos / JS

15 Anos Romaria - Alexandre Santos JS

A missa de abertura, a Basílica ficou completamente lotada. Presidida por dom Raymundo Damasceno Assis, a cerimônia foi concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Darci José Nicioli, e pelo reitor do Santuário, padre Domingos Sávio da Silva. A celebração também contou com a participação dos padres e religiosos redentoristas.

Na procissão de entrada da Imagem da Padroeira do Brasil, painéis trazendo figuras dos discípulos de Cristo entraram à frente da santa, fazendo referência à Virgem Maria sob o título de Rainha dos Apóstolos.

Logo após a missa, no subsolo da basílica, o programa Bem-vindo Romeiro Especial aconteceu ao vivo. Comandado pelo Irmão Viveiros, o programa teve a participação de representantes da Campanha dos Devotos.

Conage

Oferecer subsídios para a gestão eficaz de paróquias, escolas e comunidades de inspiração católica. Essa foi a tônica que norteou o Conage (Congresso de Gestão Eclesial), realizado entre os dias 23 e 26 de outubro.

O evento, que aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, reuniu 350 participantes, entre leigos e religiosos que atuam direta ou indiretamente no gerenciamento de paróquias, dioceses, casas de formação, escolas e outros centros católicos.

Ao todo foram 16 palestras abordando temas ligados à gestão eclesial, com ênfase no tema geral, Paróquia Visionária: construindo uma gestão empreendedora e profética, e no lema, Esse com certeza produz fruto (Mt 13,23).

Novena e Festa da Padroeira

Em preparação ao tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, a temática da Novena e Festa tem sido baseada nos mistérios do santo Rosário. Após refletir sobre os mistérios gozosos e luminosos, respectivamente em 2012 e 2013, foi chegada a hora de falar sobre a dor. Com Maria seremos solidários na dor! foi o tema de 2014.

Foto de: Eduardo Gois / JS

Novena Padroeira - Eduardo Gois JS

A Festa da Padroeira – um dos momentos mais aguardados pelos romeiros ao longo do ano – foi marcada pela participação maciça do público. Segundo informações do departamento de Segurança, 292 mil pessoas passaram pelo Santuário no final de semana da festa. Somente no dia 12 foram 195 mil romeiros que acompanharam as festividades. 

A solenidade mais importante do dia, a missa solene das 9 horas, atraiu 35 mil pessoas à Basílica, mas devido ao grande movimento, muita gente não conseguiu entrar e acompanhou a celebração do lado de fora do templo.

No ano que passou, além da tradicional procissão após a consagração das 15h, houve outra procissão na parte da manhã, logo após a missa solene. Também novas missas, entraram na agenda regular da festa, formando uma agenda quase ininterrupta das 0h às 21h do dia 12. Já durante os dias de novena, os fiéis puderam participar de atividades paralelas como a carreata, o charretaço, o cicletaço e o terço em conjunto com o Santuário de Fátima.

Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Missões Redentoristas

Igreja em permanente estado de missão. Esse foi o tema central da 24ª Romaria dos Coordenadores e Auxiliares das Missões Redentoristas. Realizado em 22 de novembro, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, o evento reuniu grupos missionários de diversas cidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A cerimônia foi presidida pelo missionário redentorista, padre Inácio Medeiros e concelebrada por vários padres que atuam nas missões redentoristas. Na abertura da missa, padre Inácio se referiu ao tema da romaria e afirmou que ser uma igreja em permanente estado de missão é uma responsabilidade e um privilégio. “É responsabilidade porque é dever de todo cristão. Assumimos esse compromisso no batismo, mas ao mesmo tempo é um privilégio porque, através da atividade missionária da Igreja, nós vamos percebendo os sinais do reino de Deus crescendo no meio de nós.”

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.