Por Da redação Em Notícias

Responsáveis pela juventude recebem formação em Aparecida

Para partilhar experiências e traçar diretrizes de atuação, adultos responsáveis pela juventude se reunirão de 1º a 3 de setembro no Santuário Nacional de Aparecida (SP). No encontro, será apresentada uma pesquisa sobre a realidade juvenil no Brasil: obstáculos, desafios e possibilidades para a evangelização da juventude. Também estão na programação os desdobramentos do Projeto Rota 300.

Foto de: Allan Ribeiro/JS

Encontro responsáveis juventude - Allan Ribeiro JS

O encontro reunirá participantes do país inteiro com vivências distintas no serviço a juventude

 

Na sétima edição, o Encontro dos Responsáveis Diocesanos da Evangelização da Juventude e dos Assessores Adultos das Expressões reunirá participantes do país inteiro com vivências distintas no serviço à juventude. O encontro também promove um intercâmbio informal de experiências.

Em todas as dioceses há um adulto – sacerdote, religioso ou leigo – que auxilia o bispo na condução da unidade, do diálogo e do trabalho conjunto entre todas as forças juvenis. Participarão do evento bispos referenciais regionais da evangelização da juventude , responsáveis adultos da evangelização nas dioceses, os assessores adultos das expressões juvenis (movimentos, Pastoral da Juventude, novas comunidades e congregações) e adultos do setor diocesano de juventude.

Segundo o presidente da Comissão Episcopal para a Juventude e bispo de Caxias do Maranhão (MA), dom Vilson Basso, o encontro é uma oportunidade para que esses responsáveis possam desempenhar ainda melhor as atividades, com alegria, coragem e profecia.

“A gente não dá aquilo que não tem. Mais do que nunca, os assessores precisam de informação e formação para estarem preparados. Nessa realidade em que vivemos, as perguntas são novas e os desafios são novos. Da mesma maneira que fazemos uma formação integral com os jovens, temos de trabalhar com aqueles que trabalham com a juventude”, afirma o bispo.

Em relação ao projeto Rota 300 a Comissão planeja novos eventos. A ideia é estimular fóruns de debates, seminários, a questão da mulher, ações de ecologia. Além disso, será elaborado um mapa das ações ecológicas realizadas pela juventude, que será divulgado no site Jovens Conectados.

Junto aos representantes será pensada e desenvolvida a proposta da Semana Missionária no Brasil e no Vale do Paraíba, entre os dias 22 e 29 de julho do próximo ano. A ideia é envolver a juventude das 11 dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – em uma semana missionária. Nos últimos dois dias desse evento, durante o fim de semana, uma grande celebração no Santuário Nacional irá reunir todos os jovens, encerrando as atividades da Semana Missionária e do Rota 300.

As inscrições para o encontro podem ser feitas no site jovensconectados.org.br. O valor da inscrição é de R$ 130.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.