Por Allan Ribeiro Em Notícias

Romaria une diversas expressões juvenis no Santuário

Jovens de todo o Brasil se reuniram em Aparecida (SP) para celebrar a primeira romaria dedicada à juventude. Em um gesto de aproximação, o encontro que aconteceu em paralelo com a 54ª Assembleia Geral (AG), buscou colocar os bispos no coração dos jovens. O encontro, que aconteceu nos dias 9 e 10 de abril, reuniu diversos movimentos e expressões juvenis que testemunharam a ação de Deus em suas vidas. A iniciativa faz parte do Rota 300, projeto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que envolve a juventude no tricentenário do encontro da Imagem de Aparecida.

Foto de: Allan Ribeiro/JS

Romaria da Juventude - JS

Os jovens entraram madrugada adentro em vigília e oração

 

A programação do evento contou com diversos momentos, desde a manhã de sábado até o domingo focados, principalmente, na formação do jovem. Ao longo da romaria os participantes puderam compartilhar experiências e vivenciar momentos de espiritualidade junto aos bispos. Na noite de sábado uma série de artistas se reuniram em um show especial.

Os jovens entraram madrugada adentro em vigília, um dos ápices do encontro. Em procissão pelo Santuário Nacional, puderam testemunhar a fé e devoção a Senhora Aparecida. A cada mistério do Rosário, um bispo abordava a amplitude do mistério da fé e o protagonismo de Maria, além de jovens escolhidos para compartilhar um pouco das próprias experiências com os presentes. O momento de vigília foi finalizado com a adoração ao Santíssimo.

A participante Clara Guedes, 16 anos, enfrentou 12 horas de viagem de Serra do Salitre (MG) para chegar a Aparecida. Mas, a longa viagem não desanimou a jovem, que participou de toda a programação. Para ela, o que dá fôlego para essa maratona de atividades é a fé. “O que marcou nessa Romaria é como o amor de Maria é forte”, ressalta a jovem.

Foto de: Allan Ribeiro/JS

Romaria da Juventude - JS

Em procissão pelo Santuário Nacional, puderam
testemunhar a fé e devoção a Aparecida

A romaria encerrou-se no domingo, com a celebração Eucarística presidida pelo cardeal italiano Gianfranco Ravasi. O presidente da Comissão Episcopal para Juventude e bispo de Caxias do Maranhão (MA), dom Vilson Basso, avaliou a movimentação no fim de semana como positiva e lembrou que jovens vieram de muito longe para estarem na Casa da Mãe nessa celebração tão importante para a juventude.

“Eu fico profundamente feliz. É coisa de Deus. O coração dos bispos vai se abrindo para a realidade no Brasil. Sem jovens o que vai ser do nosso presente e nosso futuro? Essa romaria nacional é o algo a mais. Nossa expectativa é continuar plantando e semeando”, afirma o referencial para juventude. 

Novos Projetos

A pouco mais de um ano das celebrações do tricentenário, o bispo adiantou que um projeto para julho de 2017 está sendo elaborado. A ideia é envolver a juventude das 11 dioceses banhadas pelo Rio Paraíba do Sul – nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – em uma semana missionária. Nos últimos dois dias desse evento, durante o fim de semana, uma grande celebração no Santuário Nacional irá reunir todos os jovens, encerrando as atividades da Semana Missionária e do Rota 300.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Allan Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.