Por Da redação Em Notícias

Sacerdotes refletem a missão de evangelizar com alegria

 

Aparecida (SP) recebe neste mês o 16ª Encontro Nacional de Presbíteros. O evento acontece de 19 a 25 e reunirá mais de 530 padres de expressões diocesanas e religiosas. Durante uma semana os sacerdotes retomam e aprofundam a caminhada, refletindo, a partir de exposições, debates e grupos de estudo, a vivência do testemunho e a melhor maneira de exercerem o ministério na sociedade atual. O encontro, que acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, será marcado pela eleição da nova diretoria da Comissão Nacional dos Presbíteros do Brasil (CNP).

Realizado a cada dois anos, o encontro de 2016 traz como tema: Presbíteros no Brasil: alegria no anúncio do Evangelho e o lema Eis que faço novas todas as coisas (Ap 21,5). Os estudos serão direcionados pelo frei capuchinho Luiz Carlos Susin que apresentará, atendendo ao apelo do Papa Francisco, a alegria de anunciar ao Evangelho.

Foto de: Arquivo JS

Encontro Nacional Presbíteros - Alexandre Santos JS

Evento reunirá mais de 530 padres de expressões
diocesanas e religiosas

Outro trabalho organizado durante o encontro é a estruturação pastoral no âmbito presbiteral. Por meio de um subsídio, o CNP quer estruturar as dioceses do país para que desenvolvam um trabalho de melhor organização junto ao clero.

 

 

A troca de experiências é um dos pontos altos do encontro. São tantas realidades distintas de dificuldades, como a de padres da região amazônica que viajam por dias em barcos ou a de sacerdotes do Nordeste que sofrem com a falta de água, que se somam e dão vigor aos demais padres para continuarem firmes no exercício do ministério.

Segundo o secretário da comissão, padre Nilton Riami, a grande maioria dos sacerdotes que participam são de origem diocesana. Eles são responsáveis por já desenvolverem trabalhos pastorais em âmbito estadual ou regional. Mas, o secretário acrescenta que também há uma participação de religiosos que, apesar de pequena, mostra que eles atuam da mesma forma para a construção da Igreja.

Durante o evento uma nova diretoria será instalada. Padre Nilton afirma que para a diretoria que encerra este mandato o sentimento é de dever cumprido. “Quando fomos escolhidos não tínhamos noção de como seria. Fizemos muitos intercâmbios e visitamos os regionais muito distantes. Fazíamos questão de organizar as reuniões em lugares diferentes, fazíamos o esforço de conhecer a realidade dos mais diversos locais”, conta.

Essa é a terceira vez que a Aparecida acolhe o evento. Para o secretário da CNP a realização do encontro no Santuário é a oportunidade para que muitos dos sacerdotes conheçam a grandiosidade da fé em Aparecida. “O que mais um filho pode agradecer à Mãe além de estar aqui em Aparecida? Estar aqui é uma benção. Aparecida é centro da nossa religiosidade. Para muitos padres é a primeira oportunidade que eles têm de conhecer Aparecida”, expressa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da redação, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.