Por Deniele Simões Em Notícias

Salesianos preparam-se para bicentenário de dom Bosco

Considerada uma das mais tradicionais do Santuário Nacional, a Romaria Salesiana teve um sabor diferente neste ano. O encontro anual dos salesianos na Casa da Mãe, realizado no dia 16 de agosto, marcou o início do ano jubilar em comemoração aos 200 anos de nascimento de São Dom Bosco, fundador das congregações Salesianos e Filhas de Nossa Senhora Auxiliadora.

“Estamos abrindo o ano do bicentenário e é bem provável que tivemos a presença de mais ou menos 8.000 pessoas nessa romaria”, conta o responsável pela Inspetoria Salesiana de São Paulo, padre Edson Donizetti Castilho.

Foto de: Deniele Simões / JS

pe_edson_castilho_foto_deniele_simoes_js

Padre Edson Donizetti Castilho diz
que romaria é momento especial
para uniãio da família salesiana

A cada ano a romaria tem registrado aumento de público e, nas últimas edições, reuniu cerca de 7.000 pessoas, vindas de vários municípios do estado de São Paulo e também de cidades de Minas Gerais.

De acordo com o religioso, o encontro é a oportunidade de reunir a família salesiana – não só os religiosos, mas todos os leigos que, de alguma forma, participam das obras salesianas. “Por isso, tem esse aspecto muito importante de consolidar o sentido de família que herdou essa espiritualidade, que deita suas raízes na experiência pastoral, pedagógica e evangelizadora de dom Bosco”, explica.

A jovem vocacionada Celene Couto Rodrigues, que se prepara para fazer parte da Congregação Filhas de Maria Auxiliadora, fala da satisfação de participar da romaria e iniciar os preparativos para o bicentenário.

“É muito bom estar aqui comemorando os 199 anos de dom Bosco junto com toda a juventude salesiana e em comunhão com o mundo inteiro aqui na Casa da Mãe”, conta. A estudante santista, que hoje mora em Guaratinguetá (SP), salienta que a romaria é o momento de pedir as bênçãos da Mãe para as comemorações.

Já dona Maria Angelita da Costa Bizarria, de São José dos Campos (SP), veio em agradecimento pelos filhos Anderson, que se ordenou padre salesiano há oito meses, e Alex, que está cursando filosofia e pretende seguir a vida religiosa. “Venho a essa romaria com muita felicidade, rezando com todos que seguem o caminho de dom Bosco”, salienta.

Acolhida e missa

A romaria começou às 9 horas, com concentração no Porto Itaguaçu, seguida de acolhida da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. A imagem foi levada pela Família Salesiana da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do bairro Bom Retiro, em São Paulo (SP), e entregue à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Campinas (SP), que em 2014 celebra 50 anos de fundação.

Logo após, os fiéis salesianos caminharam até o Santuário Nacional e, ao meio dia, participaram de missa solene, presidida pelo arcebispo emérito de Campo Grande (MS), dom Vitório Pavanello (SDB), e concelebrada pelo bispo emérito de São Miguel Paulista (SP), dom Fernando Legal (SDB), e 40 sacerdotes salesianos.

Foto de: Deniele Simões

celene_rodrigues_foto_deniele_simoes_js

Celene Rodrigues: "É muito bom estar
aqui comemorando os 199 anos de
dom Bosco junto com toda a
juventude salesiana e em comunhão
com o mundo inteiro aqui na Casa da
Mãe"

Na homilia, dom Vitório destacou o papel dos leigos, sobretudo da juventude, no serviço prestado pelos salesianos. O prelado também falou sobre a vida de São João Bosco, enfatizando seu ardor missionário. “Nós que somos devotos de dom Bosco, não devemos só aplaudi-lo, mas imitar sua ação, quer sejamos religiosos ou leigos”, reflete. 

Bicentenário

Em entrevista ao JS, padre Edson Castilho ressaltou que as iniciativas em preparação ao bicentenário de Dom Bosco pelo Brasil são muitas e variadas. “Vão desde a organização de congressos de estudos sobre a pedagogia e a espiritualidade salesiana, passando por iniciativas diretamente voltadas aos jovens, a renovação da rede salesiana de escolas e a reorganização e articulação da Rede Salesiana de Ação Social, que são as obras sociais”, destaca.

As ações têm caráter pedagógico, pastoral e educativo, além da programação estritamente religiosa, como novenas e tríduos em louvor ao santo italiano canonizado em 1934.

*Por Deniele Simões

 

RB2 faz série de entrevistas com candidatos ao governo do Paraná

A rádio RB2, de Curitiba (PR), iniciou, no dia 20 de agosto, uma série de entrevistas com os candidatos ao governo do estado do Paraná.

As entrevistas vão ao ar das 8h30 às 9 horas, no programa Canal Aberto, sempre com um candidato por dia, e seguem até dia 29 de agosto.

Já foram entrevistados os candidatos Geonísio Marino (PRTB), Ogier Buchi (PRP), Bernardo Pilotto (PSOL) e Roberto Requião (PMDB). Os próximos entrevistados serão: Gleisi Hoffmann (PT), Tulio Bandeira (PTC), Beto Richa (PSDB) e Rodrigo Tomazini (PSTU).

Foto de: Divulgação / RB2

reuniao_rb2_foto_rb2

Encontro entre representantes dos
candidatos e da emissora sela iniciativa
das entrevistas

De acordo com a direção da emissora, que é administrada pelos missionários redentoristas, as entrevistas visam auxiliar o eleitor paranaense na escolha de quem irá gerir a administração do estado no próximo mandato.

A ideia surgiu com o objetivo de permitir que todos que concorrem ao governo participem ao vivo, sem rodeios ou cortes – já que a transmissão será realizada ao vivo.

No programa, Douglas Proença trata dos temas mais deficitários, como saúde e educação, e de outros também essenciais, como segurança pública, transporte, cultura, e outros pontos que regem a vida em sociedade.

Reunião preparatória

Como forma de proceder legalmente, as equipes administrativa e jornalística da emissora fizeram contato o Tribunal Regional Eleitoral (TRE - PR) e, depois, um encontro prévio para agendar a data de participação de cada um dos candidatos.

A reunião aconteceu no dia 5 de agosto, na sede da RB2, com a presença de todos os partidos que concorrem ao pleito.

As datas foram definidas a partir de sorteio.

*Da Redação

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.