Por Alexandre Santos Em Notícias

Santuário celebra 15 anos da Campanha dos Devotos

Fé, emoção e muito amor a Nossa Senhora Aparecida. Assim foi a 5ª Romaria da Campanha dos Devotos, que aconteceu no último dia 19, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Celebrando os 15 anos de criação da Campanha dos Devotos, o evento reuniu milhares de peregrinos vindos de várias partes do Brasil.

 

 Na missa de abertura, a Basílica ficou completamente lotada. Presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, a cerimônia foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, e pelo reitor do Santuário, padre Domingos Sávio da Silva. A celebração também contou com a participação dos padres e religiosos redentoristas.

Foto: Alexandre Santos

romaria_campanha_JS - Foto: Alexandre Santos

Fiéis lotaram a basília para celebrar a 5ª Romaria Campanha
dos Devotos 

Na procissão de entrada da Imagem da Padroeira do Brasil, painéis trazendo figuras dos discípulos de Cristo entraram à frente da santa, fazendo referência à Virgem Maria sob o título de Rainha dos Apóstolos.

Na homilia, Dom Damasceno saudou os devotos presentes no Santuário e pediu as bênçãos de Deus sobre todos os colaboradores que acompanhavam ao vivo pela TV Aparecida. “A Campanha dos Devotos forma verdadeiramente uma família que reza, que ama a Mãe de Deus e nossa, traduzindo essa fé e amor a Nossa Senhora na colaboração efetiva para com a obra evangelizadora do Santuário Nacional. Agradecemos a Deus o bem que a Campanha dos Devotos tem feito e continua fazendo”, diz.

Logo após a missa, no subsolo da basílica, o programa Bem-vindo Romeiro Especial aconteceu ao vivo. Comandado pelo Irmão Viveiros, o programa teve a participação ao vivo de um pequeno número de representantes da Campanha dos Devotos.

Retratando a história

Foto: Alexandre Santos

romaria_campanha_JS - história - Foto: Alexandre Santos

Cartazes apresentam todas as etapas de reforma do
Santuário desde o início da Campanha, em 1999

Na procissão das ofertas, cartazes mostravam a história da Campanha dos Devotos, de 1999 até hoje, e as etapas da obra de acabamento do Santuário. Painéis semelhantes formaram uma exposição fotográfica que contou a história desses 15 anos. A mostra foi fixada ao longo do corredor de acesso entre a basílica e o Centro de Apoio ao Romeiro.

Na visão do ecônomo do Santuário e responsável pela Campanha dos Devotos, padre Luiz Cláudio Alves de Macedo, a Campanha dos Devotos é a grande responsável pela obra de evangelização que acontece no Santuário. “Embora nascida no contexto da necessidade de dar início às obras de acabamento da basílica, ao longo dos anos a campanha tornou-se uma família que não só sustenta as obras do Santuário, mas que também é para nós uma possibilidade de nos sentirmos próximos uns dos outros”, afirma.

De acordo com o padre, um dos objetivos da romaria é dar visibilidade à Campanha dos Devotos. Segundo ele, há muitas pessoas cadastradas, mas nem todos contribuem regularmente. “Pela tiragem da Revista de Aparecida, que enviamos gratuitamente como um agradecimento, sabemos que temos muitos membros cadastrados. Porém, não enviamos a revista mediante a contribuição. Enviamos durante um ano a partir da primeira doação. Então há muitos que contribuíram uma única vez. Por isso é importante mostrar o testemunho daqueles que ajudam, para que se tornem convites vivos para outros”, explica.

Tenda da Alegria

Foto: Alexandre Santos

romaria_campanha_JS - kids - Foto: Alexandre Santos

Tenda de atividades contou com diversas atrações durante
todo o dia. Entre elas, a turma dos Devotos Mirins

A novidade da Romaria da Campanha dos Devotos, este ano, foi a tenda de atividades, fixada próximo à praça da alimentação do Centro de Apoio ao Romeiro.

Ao longo do dia a tenda contou com diversas atrações para crianças, jovens e para a família, com brincadeiras, música, palestra e oração. O espaço foi comandado pelo padre Evaldo Cesar, que comemorou o sucesso da iniciativa: “O povo de Deus, de fato, interagiu com este espaço. Acho que o Santuário cumpre o seu papel evangelizador, realizando, nesta Romaria, um espaço interativo como este, onde as pessoas se sentem em casa”, disse.

Uma das atrações foi a turma dos Devotos Mirins, que animou pais e filhos durante o período da manhã. Aliás, as crianças contaram com uma tenta especialmente para elas, com atividades lúdicas. Segundo o Palhaço Nininho, do projeto Paz e Bem, o objetivo é estimular o trabalho em grupo e a criatividade, além de trabalhar a fé com as crianças. “ A gente já faz esse trabalho há dois anos, nas cidades vizinhas. O que essas crianças passam para a gente é muito maior do que aquilo que a gente passa para elas. E isso não tem preço”, afirma.

A tenda também contou com um show do humorista Tonho, do programa Terra da Padroeira, e a apresentação dos músicos do Projeto de Educação Musical do Santuário (Pemsa).

Foto: Alexandre Santos

romaria_campanha_JS - dom aloiso - Foto:Alexandre Santos

Dom Aloísio Lorscheider foi um dos idealizadores da
Campanha dos Devotos

Todo de Maria

Às 15h, como de costume, aconteceu a solene Consagração a Nossa Senhora Aparecida. Presidida pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, a cerimônia homenageou dom Aloísio Lorscheider , responsável pela criação da Campanha dos Devotos.

Uma procissão levou ao altar um quadro com o rosto do falecido arcebispo de Aparecida e vários livros, contendo os nomes dos colaboradores da campanha.

O evento terminou com um show musical, na Tribuna Bento XVI, animado pelo apresentador Kléber de Oliveira. O espetáculo contou com a presença de vários cantores. Fogos de artifício encerraram o evento com uma certeza estampada numa flâmula: “Você constrói essa história”.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.