Por Alexandre Santos Em Notícias

Santuário Nacional de Aparecida tem novo reitor

O missionário redentorista padre João Batista de Almeida, C. Ss. R. é novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida. Ele tomou posse no último dia 2 de fevereiro, numa missa solene, presidida pelo cardeal arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Raymundo Damasceno Assis. O novo reitor substitui o padre Domingos Sávio da Silva, que estava no cargo desde 2013.

Foto de: Alexandre Santos / JS

Pe. João Batista de Almeida - Alexandre Santos JS

Padre João Batista de Almeida assume reitoria para o
triênio 2015, 2016 e 2017

A cerimônia foi concelebrada pelo bispo auxiliar de Aparecida, dom Darcy José Nicioli, pelo superior redentorista da Província de São Paulo, padre Rogério Gomes, e pelo próprio padre João Batista. A missa também contou com a participação dos missionários redentoristas da província.

A missa começou na Porta Santa, onde dom Damasceno abençoou as velas que foram distribuídas aos fiéis em referência ao dia de Nossa Senhora das Candeias. No início da celebração, a imagem de Aparecida foi levada ao altar pela mãe do novo reitor, dona Aparecida de Almeida.

Padre João Batista proferiu um juramento solene diante da Bíblia e recebeu simbolicamente as chaves do Santuário das mãos do ex-reitor, padre Domingos Sávio. Na homilia, dom Damasceno enalteceu a experiência missionária do novo reitor e agradeceu ao padre Domingos pelos anos em que esteve no cargo.

Após as assinaturas da ata de posse, o superior provincial de São Paulo, padre Rogério Gomes, discursou, ressaltando as qualidades do novo reitor. No final da missa, padre João Batista agradeceu aos confrades pela confiança depositada nele.

Segundo o novo reitor, assumir a reitoria do Santuário Nacional é, ao mesmo tempo, um desafio e um compromisso. “É desafiante porque a obra é muito grande, alguém tem que assumir essa função de coordenar os trabalhos. Se os superiores acharam que eu deveria ser essa pessoa, então é um compromisso comigo mesmo e com o povo de Deus de levar essa obra adiante”, afirma.

Mineiro da cidade de Tabuleiro (MG), padre João Batista tem 55 anos e iniciou a caminhada religiosa aos 12 anos. Professou os primeiros votos em 1983 e foi ordenado em 1987. Nos 11 primeiros anos, trabalhou no Santuário.

Formado em Jornalismo, trabalhou na Rádio Aparecida como produtor, apresentador e diretor administrativo. Também foi Diretor Administrativo da Editora Santuário e trabalhou com as comunidades de imigrantes brasileiros e portugueses nos Estados Unidos.

Em 2008 foi para Coari (AM), onde administrou a Rádio Educação Rural e foi pároco da Paróquia Sant'Ana e São Sebastião. Durante sete anos foi missionário junto aos povos ribeirinhos amazônicos.

Apesar da vasta experiência, padre João Batista acredita que a reitoria do Santuário é a maior responsabilidade que já assumiu. “Todas as outras serviram de preparação para chegar até aqui. Foram muitas experiências na área administrativa, pastoral, no ir e vir com o povo de Deus. E isso culminou nesse compromisso agora”, afirma.

Além de reitor, padre João Batista assumiu o cargo de superior da Casa Redentorista localizada dentro com complexo do Santuário de Aparecida. Ele deve ficar no cargo até 2017.

 

 

5 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alexandre Santos, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.