Por Jornal Santuário Em Notícias

Santuário Nacional prepara abertura da Porta Santa

O Santuário Nacional se prepara para a abertura da Porta Santa, no próximo dia 13 de dezembro. A cerimônia acontece às 8h e será presidida pelo arcebispo de Aparecida, Cardeal dom Raymundo Damasceno Assis. A pedido do Papa Francisco, igrejas particulares e santuários foram convidados a abrirem durante o terceiro domingo do Advento a própria Porta da Misericórdia em comunhão com a Igreja de Roma.

Para esta festividade o Santuário Nacional preparou uma Porta Santa especial. Obra do artista sacro Cláudio Pastro, a peça foi idealizada desde o início do ano. Foi feita em bronze, e traz as representações da Anunciação, do Bom Pastor e da parábola do Filho Pródigo.

Foto de: Matheus Andrade / Santuário Nacional

Matheus Marcon Santuário Nacional

Porta da Misericórdia do Santuário Nacional é composta de traços do artista plástico Cláudio Pastro

 

Na visão de Pastro, a arte contida na Porta Santa é teofânica, uma manifestação do divino. “Por meio da arte desta Porta nós desejamos passar o espírito do Bom Pastor, que em mistério no seu desenho, indica sua singela e interna alegria do Pastor no momento de encontro da sua ovelha. Não é uma alegria falsa, mas uma alegria interna, que também é a alegria do cristão”, salienta o artista.

A abertura da Porta Santa marca o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia anunciado pelo Santo Padre no dia 13 de março deste ano, durante uma celebração penitencial em Roma. O acontecimento será, nas palavras do Santo Padre, um “Jubileu Extraordinário que terá como seu centro a misericórdia de Deus”.

Na bula de convocação para o Jubileu, intitulada Misericordiae Vultus, Francisco pediu que cada diocese abrisse no seu território uma Porta Santa. Essa porta deve ser aberta “ou na Catedral, (...) ou na Concatedral, ou então numa Igreja de significado especial” (MV 3).

Para a abertura no Santuário e nas demais igrejas pelo mundo, um rito especial foi preparado pelo Pontifício Conselho com a aprovação da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Neste dia, a liturgia católica, que vive o período do advento, celebra o domingo Gaudete ou da alegria. Ao instituir esta data para a abertura da Porta, o Papa deseja recordar aos fiéis que é da Misericórdia Divina que provém a alegria do cristão.

Assim como na basílica de São Pedro e nas outras basílicas papais em Roma, o fiel que peregrinar até a Porta Santa do Santuário Nacional receberá indulgências plenárias. Para isso, o cristão também deve estar em união com o Sacramento da Reconciliação e a celebração da santa Eucaristia.

Na tradição cristã, a Porta Santa é denominada como o próprio Cristo. “Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem” (Jo 10,9). E toda porta no espaço sagrado de um templo que representa Cristo, pois por Ele entra-se no Seu mistério. Portanto, passar pela Porta Santa significa ter o objetivo de renovação, um convite para entrar ainda mais no Mistério do Cristo que é o Mistério da Vida.

O Vaticano disponibilizou, por meio do site oficial do Ano da misericórdia, um mapa com a localização das Portas da Misericórdia espalhadas pelo mundo. Cada Diocese pode assinalar sua Porta Santa pelo mesmo local.

Confira os locais onde serão abertas as Portas para o Jubileu em: jubilaeummisericordiae.va/

2 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...