Por André Somensari Em Notícias

Santuário Nacional recebe 2ª edição da Romaria da Juventude

Romaria da Juventude - Pollyana Gonzaga

Foto: Pollyana Gonzaga/A12

No ano santo mariano e do Jubileu do Tricentenário, jovens devotos, de todas as partes do Brasil, estarão unidos pedindo a intercessão da Mãe Aparecida. Nos dias 28 e 29 de abril, será realizada, no Santuário Nacional, a 2ª edição da Romaria da Juventude, organizada pela Pastoral Juvenil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Romaria da Juventude, em sua primeira fase, durou mais de 25 anos, deixando de existir na década de 90. Entretanto, com a preparação dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida, a Pastoral Juvenil da CNBB, em parceria com o Reitor do Santuário de Aparecida, retomou a Romaria Nacional da Juventude, que ocorrerá conjuntamente com a 55ª Assembleia Geral dos Bispos, também organizada pela CNBB.

Padre Antônio Ramos do Prado, sdb, mais conhecido como padre Toninho, assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, conta o porquê de esses dois eventos serem realizados conjuntamente: “A Romaria acontece durante a Assembleia dos Bispos, porque no documento Evangelização da Juventude, aprovado em 2007 e cujo objetivo é unir as diversas juventudes a seus pastores e, ao mesmo tempo, possibilitar aos jovens formação e aprofundamento da devoção mariana, os Bispos afirmam que os jovens moram no coração da Igreja”, disse.

Em 2015 foi realizada a 1ª Vigília da Juventude, que congregou os jovens e os bispos participantes da Assembleia Geral daquele ano. Em 2016, foi realizada a 1ª Romaria da Juventude em sua nova fase. Agora, em 2017, celebrando o Jubileu dos 300 anos, a Romaria vem para sua 2ª edição com o tema Maria e a Doutrina Social da Igreja, em que também celebrará os 10 anos do documento Evangelização da Juventude, 10 anos do Documento de Aparecida, 10 anos dos Lectionautas e o DOCAT, que se trata da Doutrina Social da Igreja, em versão voltada para os jovens.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

“A Romaria Nacional da Juventude estará repleta de momentos especiais. No primeiro dia, haverá tendas de formação, que, compostas por catequese dos bispos, testemunhos de jovens, dinâmicas, música, serão guiadas pelos jovens da Coordenação Nacional da Pastoral Juvenil. De noite, acontecerá um show musical com cantores católicos e, logo após, a Vigília. No segundo dia, no início da manhã, os jovens realizarão uma caminhada com Maria, em que rezas, músicas e testemunhos acontecerão em cima de um trio elétrico, na área externa do Santuário. A Romaria se concluirá com a Santa Missa, presidida pelo Bispo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, dom Vilsom Basso”, disse padre Toninho.

O assessor da Pastoral Juvenil da CNBB exaltou a importância da juventude na Igreja: “Os jovens sempre foram parte integrante da Igreja. Como batizados, são convidados a ser discípulos e missionários, para que todos tenham vida. São importantes, porque são filhos de Deus, devem ser protagonistas na evangelização de outros jovens e têm a capacidade de trazer ideias novas para uma Igreja que, muitas vezes, tenta envelhecer”, disse.

As inscrições para a Romaria Nacional da Juventude podem ser feitas pela internet, no endereço https://bit.ly/romariadaJuventude2017.

Programação:

Dia 29 de abril (sábado):
08h00 às 17h00 – Tendas de Formação.
20h30 às 22h30 – Show com artistas católicos e Vigília.

Dia 30 de abril (domingo):
06h00 às 7h30 – Caminhada da Juventude.
08h00 – Missa de envio.
10h00 às 13h00 – Encontro Nacional com grupos de jovens paroquiais, no subsolo do Santuário.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.