Por Jornal Santuário Em Notícias

Veja cinco iniciativas que mostram força jovem na Igreja

Após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio em 2013, houve, sem dúvida, um aumento da participação da juventude na Igreja. Em pequenos ou grandes grupos eles espalham-se pelas paróquias Brasil afora, organizam encontros nacionais e atuam em bastante escala na comunicação.

A JMJ provocou um crescimento no trabalho com os jovens e uma consciência da juventude como parte atuante do corpo da Igreja. É uma participação definitivamente ativa.

O papel das autoridades eclesiais agora é continuar acompanhando e dar uma continuidade a esse trabalho. A JMJ deixou um legado importante.

O JS elencou cinco iniciativas de força jovem que estão em constante participação na Igreja.

Foto de: Eduardo Gois / JS

JUMIRE - Eduardo Gois JS

1 - Juventude Missionária Redentorista (JUMIRE)

O JUMIRE é um grupo de jovens acompanhados pelos Missionários Redentoristas de todo o Brasil, ultimamente vem somando na missão, na espiritualidade e nos trabalhos de evangelização. Eles assumem trabalhos missionários e levam Cristo a outros jovens. A Juventude Missionária Redentorista ou simplesmente JUMIRE, como são conhecidos, está a todo vapor.

O JUMIRE divide os trabalhos em equipes em cada comunidade e normalmente são orientados por representantes do secretariado vocacional Redentorista de cada cidade.

O JUMIRE se destaca pela acolhida que é a maneira mais eficaz de conquistar a juventude, principalmente se este acolhimento estiver baseado na simplicidade, na informalidade, longe de diretrizes duras e institucionais.

Nota-se uma forma de trabalhar bem é entrar no mundo do jovem, valorizá-los, ser amigo e criar uma relação fraterna.

Foto de: Reprodução

Jovens Conectados - Reprodução

2 - Jovens Conectados 

Jovens Conectados é a página oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Seu principal objetivo é servir como canal para que as várias expressões eclesiais que trabalham com a juventude se conheçam e se articulem, a fim de melhor evangelizar os jovens.

O site é um espaço de troca de ideias, de experiências e de divulgação de notícias. É totalmente alimentado por jovens voluntários.

Todos os textos, fotos, vídeos e áudios publicados pelo site Jovens Conectados são fiéis à doutrina da Igreja Católica e tratam de temas de interesse da juventude.

As características próprias de cada expressão eclesial são respeitadas, a fim de valorizar a diversidade de carismas da juventude.

O site produz o seu próprio conteúdo, buscando abordar assuntos que dizem respeito à evangelização dos jovens.

Foto de: Reprodução

Jovens de Maria - Reprodução

3 - Jovens de Maria

No dia 23 de julho de 2012, nascia o site Jovens de Maria (JM). Na época, os veículos de comunicação do Santuário Nacional preparavam-se para receber a Semana Missionária e a Jornada Mundial da Juventude. Então, um canal na web voltado para a juventude cristã tornava-se mais do que necessário.

A ideia inicial surgiu em 2010, com a proposta de produzir um blog para a cobertura da Romaria Nacional da Juventude. Os anos foram passando e o projeto foi tomando diferentes formatos, até se consolidar como um site pertencente ao portal A12.com.

Hoje, o JM é a editoria jovem do portal e traz notícias, artigos de formação e de comportamento e mantém um canal de web TV com programas fixos.

A cobertura de eventos também está dentro da pauta do canal que, em 2014, venceu um grande desafio: ser o veículo oficial de divulgação do 2º Hallel Aparecida.

Outra novidade do JM foi o lançamento de sua música-tema, através do concurso Solte a Voz, lançado em dezembro de 2013 e que contou com 56 músicas inscritas por bandas e compositores de todo o Brasil.

A música eleita foi gravada em estúdio profissional e seu videoclipe foi lançado no final de julho de 2014, em comemoração ao segundo ano do canal.

O Jovens de Maria é um projeto mantido pela Campanha dos Devotos e por todos aqueles cristãos que acreditam no poder de transformação da juventude.

Foto de: Reprodução / Jovens Conectados

Missão Jovem Amazônia - Reprodução Jovens Conectados

4 – Missão jovem na Amazônia 

Com o objetivo de atender ao apelo do Papa Francisco durante a JMJ do Rio – Ide, sem medo, para servir – a Igreja no Brasil enviou 60 jovens para a 1º Missão Jovem na Amazônia. A experiência missionária aconteceu entre 1º e 15 de dezembro de 2014. Foi uma realização das comissões da CNBB para a Juventude, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e da Amazônia, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias. Na ocasião mais de 2.000 mil jovens inscreveram-se para a seleção.

Foto de: Reprodução

Acre Solidário - Reprodução

5 – Acre Solidário

O Acre vive o pior desastre natural de sua história. Ao todo, 123 mil pessoas foram atingidas pelas cheias no estado e 56 abrigos estão montados, segundo informações da Agência Brasil. Em Rio Branco, são aproximadamente 87 mil atingidos pela cheia. Desses, 2.429 estão nos 26 abrigos disponibilizados pelo estado.

Sensibilizados por esta realidade, os bispos referenciais da juventude de 18 regionais da CNBB aprovaram por unanimidade, durante reunião em Brasília no dia 5 de março, a promoção de uma campanha para ajudar os atingidos pela cheia na Diocese de Rio Branco. Além das orações pela causa, os jovens podem colaborar com doações e trabalho voluntário. O bispo diocesano de Rio Branco, dom Joaquín Pertíñez, fez uma carta de apelo aos jovens de todo o Brasil pedindo ajuda.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.