Por Deniele Simões Em Notícias

Visita peregrina prepara Povo de Deus para Tricentenário

Aparecida prepara-se para celebrar, em 2017, o Jubileu do tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba. Uma das ações pastorais em preparação à data é a peregrinação da imagem pelas dioceses e arquidioceses de todo o Brasil.

Foto de: Deniele Simões / JS

Imagem Peregrina - Deniele Simões JS

Missa de envio a Montes Claros, celebrada no
Santuário Nacional em março. Imagem peregrina
deverá percorrer 63 paróquias da arquidiocese,
distribuídas em 40 municípios

De acordo com o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, desde o início do projeto missionário, no ano passado, 17 dioceses e arquidioceses foram atendidas e existem mais 56 agendamentos programados para os próximos meses.

A partir da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), quando o episcopado brasileiro estará reunido em Aparecida, a procura pelo envio da Imagem deve aumentar.

Padre João Batista explica que a metodologia da visita é bastante simples e as dioceses ou arquidioceses interessadas em receber a Imagem devem procurar o Santuário Nacional.

“O Santuário recebe os representantes das (arqui) dioceses, entrega a eles a Imagem na cerimônia de envio e uma pequena oração que fazemos, pedindo a Nossa Senhora que acompanhe esse projeto missionário”, explica o religioso.

O tempo em que a Imagem permanece na diocese é bastante variado, mas pode chegar a até um ano. “Nós apenas estamos pedindo que não ultrapasse o junho de 2017”, completa o reitor.

A intenção é que, até junho de 2017, a Imagem tenha percorrido as paróquias e comunidades ligadas às mais de 250 (arqui) dioceses de todo o Brasil.

Novena do Tricentenário

No envio da Imagem, as (arqui) dioceses recebem o livrinho Aparecida – das redes ao coração dos humildes!, que traz a Novena do Tricentenário da Padroeira do Brasil (1717 – 2017) especialmente confeccionada como preparação para o Jubileu dos 300 anos.

O material é fruto de uma parceria entre a Editora Santuário e o Santuário Nacional e apresenta cânticos orações e ladainhas para a realização da Novena.

A ideia é que a Novena seja promovida nas comunidades, mas nada impede que seja feita também individualmente.

Segundo padre Ferdinando Mancilio, autor dos textos, é importante que todos tenham o texto em mãos para poder participar ativamente. Outra dica é que o coordenador da Novena divida as tarefas entre os fiéis.

Montes Claros

As paróquias e comunidades que integram a arquidiocese de Montes Claros (MG) estão em festa. Por ocasião do Tricentenário, a Imagem chegou à cidade após missa de envio no Santuário Nacional, na manhã do dia 14 de março.

A arquidiocese abrange 63 paróquias, distribuídas em 40 municípios. Segundo o arcebispo de Montes Claros, dom José Alberto Moura, a imagem já começou a peregrinar pelas paróquias, devendo atender uma programação preestabelecida.

“O nosso povo tem muito amor a Nossa Senhora e essa presença vai afervorar muito a fé, para focalizarmos o exemplo de Maria, que foi alguém que escutava, assumia, seguia e praticava a Palavra”, explica dom José Alberto.

O prelado acredita que a chegada da Imagem peregrina é um bom estímulo para a vida comunitária, já que deve preparar o povo de Deus para a celebração dos 300 anos.

“Nosso povo está na expectativa de celebrar o tricentenário com grande ação de graças a Deus, porque a devoção a Maria não é algo apenas romântico ou teórico, mas é justamente uma prática de vida no realizar, como Maria, o projeto de Deus”, ressalta.

Ainda de acordo com dom José Alberto, a arquidiocese caminha juntamente com a Igreja do Brasil rumo à celebração do grande Jubileu e, em função disso, deverá promover novas romarias a Aparecida até 2017.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Deniele Simões, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.