Por Jornal Santuário Em Notícias

Visita peregrina prepara Povo de Deus para Tricentenário

Aparecida prepara-se para celebrar, em 2017, o Jubileu do tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do rio Paraíba e uma das ações pastorais em preparação para a data é a peregrinação da Imagem pelas dioceses e arquidioceses de todo o Brasil. Do dia 09 de maio de 2014, quando a primeira Imagem Jubilar partiu para Cuiabá (MT), até o fim deste mês de janeiro de 2016, quando será levada à diocese de Uberaba (MG), serão 93 arquidioceses e dioceses visitadas.

Foto de: Deniele Simões

pag08_foto1_4

A intenção é que, até junho de 2017, a Imagem tenha percorrido as paróquias e comunidades ligadas
às mais de 250 (arqui) dioceses de todo o Brasil

 

A metodologia da visita é bastante simples e as dioceses ou arquidioceses interessadas em receber a Imagem devem procurar o Santuário Nacional e fazer o agendamento, que segue até 2017. “O Santuário recebe os representantes das (arqui) dioceses, entrega a eles a Imagem na cerimônia de envio e uma pequena oração que fazemos, pedindo a Nossa Senhora que acompanhe esse projeto missionário”, explica o reitor do Santuário Nacional padre João Batista.

O tempo em que a Imagem permanece na diocese é bastante variado, mas pode chegar a um ano. “Nós apenas estamos pedindo que não ultrapasse o junho de 2017”, completa o reitor. A intenção é que, até junho de 2017, a Imagem tenha percorrido as paróquias e comunidades ligadas às mais de 250 (arqui) dioceses de todo o Brasil.

Novena do Tricentenário

Foto de: Reprodução/Editora Santuário

pag08_foto2_6

Material é fruto de uma parceria entre
a Editora Santuário e o Santuário Nacional 

No envio da Imagem, as (arqui) dioceses recebem o livrinho Aparecida – das redes ao coração dos humildes!, que traz a Novena do Tricentenário da Padroeira do Brasil (1717 – 2017) especialmente confeccionada como preparação para o Jubileu dos 300 anos.

O material é fruto de uma parceria entre a Editora Santuário e o Santuário Nacional e apresenta cânticos orações e ladainhas para a realização da Novena.

A ideia é que a Novena seja promovida nas comunidades, mas nada impede que seja feita também individualmente.

Segundo padre Ferdinando Mancilio, autor dos textos, é importante que todos tenham o texto em mãos para poder participar ativamente. Outra dica é que o coordenador da Novena divida as tarefas entre os fiéis.

Estrutura física do Santuário trará novidades

Em construção há mais de dois anos, o grande mosaico que revestirá internamente a cúpula do Santuário de Aparecida já está praticamente pronto, faltam ficar prontas apenas as paredes que sustentam a cúpula, que são feitas em azulejo. A expectativa de conclusão é para o mês de julho de 2016.

Em outubro de 2016, um magnífico Campanário embelezará o Santuário com 13 sinos, fabricados na Holanda, que homenagearão os 12 apóstolos e a família Campanha dos Devotos.

Foto de: Thiago Leon

pag08_foto3_4

Sinos ficarão expostos em frente a Basílica até outubro de 2016

Os sinos ficarão expostos em frente a Basílica até outubro de 2016, quando será inaugurado o Campanário, na abertura do ano Jubilar. “Nós também queremos presentear em 2017, na assembleia dos bispos do Brasil, todas as dioceses com uma Imagem de Aparecida. Será feita uma grande celebração neste sentido, para que cada igreja e cada diocese, tenha uma imagem deste ano jubilar como presente do santuário”, conta o bispo auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli. Ele convida a Campanha dos Devotos para ser a grande anfitriã do Papa Francisco. “Em 2017 faremos a grande Romaria da Campanha dos Devotos de um modo diferenciado, agradecendo essa grande família que propiciou tudo isso.”

A comemoração

Os 300 anos do aparecimento da imagem nas águas do Rio Paraíba serão celebrados em 2017. A comemoração deve contar com a presença do Papa Francisco, que na sua visita ao santuário, em 2013, afirmou que voltaria em 2017.

A imagem foi pescada no Rio Paraíba no ano de 1717 por Domingos Alves, João Alves e Felipe Pedroso. Eles, com vários outros pescadores, haviam sido designados para recolherem no rio uma grande quantidade de peixes, para fazer um banquete para o governador da Província de São Paulo e Minas, que passaria pela vila de Guaratinguetá.

Após 12 horas, todos os outros pescadores desistiram. Só ficaram duas canoas. Já perto de anoitecer, eles tentaram uma última vez. A rede voltou com uma imagem sem cabeça. Tentaram mais uma vez e, para a surpresa deles, veio na rede a cabeça da escultura. Sendo muito menor do que as malhas da rede, os pescadores não entendiam como não havia escapado. Lançaram mais uma vez a rede ao rio e, de repente, a rede ficou cheia de peixes. Em apenas dois lançamentos, eles encheram os barcos e voltaram à vila com a imagem pescada nas águas. Esse foi apenas o primeiro milagre dentre inúmeros outros.

pag08_foto4_2

Os bispos e arcebispos que desejarem a visita da Imagem Peregrina deverão entrar em contato com a Secretaria de Pastoral do Santuário de Aparecida, por meio do telefone (12) 3104-1696 ou pelo e-mail pastoral@santuarionacional.com. Acesse também: A12.com/300anos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jornal Santuário, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.