Por André Somensari Em Jornal Santuário

Projeto Musical do Santuário inaugura nova sede

Após 13 anos de atividades, o PEMSA (Projeto de Ensino Musical do Santuário Nacional) está de casa nova! Foi inaugurada no dia 31 de janeiro a nova sede do projeto, localizada no centro de Aparecida (SP), na Rua Oliveira Braga, número 80, onde antigamente se instalava o Seminário Redentorista Nossa Senhora Aparecida.

A solenidade ocorreu inicialmente com Missa na Matriz Basílica, presidida por dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, em sua primeira celebração na antiga basílica após sua posse como arcebispo local, em 21 de janeiro deste ano.

Logo após, na sede do projeto, ocorreu a inauguração das novas instalações do PEMSA, em cerimônia conduzida pela apresentadora Jéssica Fernandes, da TV Aparecida. Ela contou com a presença de missionários redentoristas, maestros, instrutores, pais e alunos do projeto, autoridades locais e do maestro Chico Oliveira (do Sexteto do programa do Jô). O descerramento da placa foi feito por dom Orlando Brandes e padre Daniel Antonio da Silva, ecônomo do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

 

“Não poderia ter ocasião melhor para a Campanha dos Devotos coroar e presentear o PEMSA com sua nova sede em pleno ano jubilar. Esse projeto social é o maior do Santuário, em que, em 13 anos, já atendeu mais de 5 mil pessoas”, disse padre Daniel.

Este ano, com a nova sede, o PEMSA aumentará em 50% o número de crianças e jovens atendidos no projeto, saltando de 400 para 600 alunos.

:: Receba o Jornal Santuário em casa

“Chegou na hora certa, como precisávamos, com equipamentos de primeira linha, tudo muito bom! Em poucos lugares do Brasil se encontra um projeto tão bem dirigido!”, disse Altair de Oliveira Lobato, um dos maestros do PEMSA.

Dom Orlando Brandes ressaltou a importância da colaboração dos membros da Campanha dos Devotos na concretização da nova sede do projeto: “Esse edifício tem a marca da solidariedade de todos os que colaboraram! Por meio do PEMSA, estamos pensando nas pessoas mais necessitadas, excluídas e que, pelo projeto social, recebem dignidade, sentem as mãos maternas da Igreja”.

Ao longo de mais de uma década de atividades, o PEMSA mudou a história de muitos jovens, cujas vidas foram transformadas pela música. “Uma das características da música, que ajuda muito na educação das crianças e dos jovens, é a disciplina; o PEMSA tem feito isso. A prova viva são os nossos professores, pois 90% deles são ex-alunos que se formaram no próprio projeto e, hoje, estão de volta, com capacidade de ensinar tudo que aprenderam aqui. São jovens carentes, que encontraram na música uma possibilidade de trabalho, educação e valorização da pessoa; aqui não formamos somente músicos, formamos cidadãos!”, afirmou o ecônomo do Santuário Nacional.

A nova sede possui 2.500 metros de área construída, distribuídos em quatro pavimentos (1º e 2º subsolo, térreo e 1º e 2º andares) totalmente acessíveis para pessoas com necessidades especiais. O prédio conta com 17 salas para oficinas teóricas e práticas individuais e em grupo, além de refeitório, salas de coordenação, depósitos, sanitários e um auditório para ensaios coletivos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por André Somensari , em Jornal Santuário

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.