Sobre amor e cuidado nos dias de hoje
Evidentemente, amor e cuidado andam juntos, como complementos essenciais. Viver precisa de cuidado, e amar, também. Por isso, em um mundo cada vez mais agitado, onde coisas passam a ter mais valor do que pessoas, onde a falta de tempo torna-se comum, colocar-se no lugar do outro é fundamental.
Maria Nilza Fernandes apresenta em seu novo livro “Quem ama, cuida!” a origem de todo cuidado, que precisa ser, em primeiro lugar, pessoal, em segundo lugar, relacionado com outras pessoas e, em terceiro lugar, deve acontecer em relação a nossa casa, nosso planeta e tudo o que está a nosso redor. A autora apresenta algumas orientações para realizar essas três formas de cuidado:
Cuidar de si mesmo significa descoberta. É preciso conhecer nossas próprias necessidades, características de nossas personalidades. Sem esse conhecimento, não conseguimos cuidar de nós mesmos; isso inclui todas as dimensões de nossa vida: física, emocional, psíquica, intelectual, espiritual e até mesmo o cuidado com nosso corpo e nossa alimentação.
Cuidar do outro significa aprendizado. Se não aprendermos a conhecer as necessidades, dificuldades e características do outro, não saberemos cuidar do outro.
Cuidar de nosso planeta significa viver com dignidade. A Terra, que é nossa casa comum, e o ambiente, que é tudo aquilo que está a nossa volta, são extensões de nosso ser, de nossa alma, de nossa capacidade de amar e de sentir.
Quem ama, cuida! apresenta, de maneira prática, mostrando pequenas ações e simples gestos, como o cuidado é essencial para colocar o ser humano em íntima ligação com todo o universo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.