Por Jovens de Maria Em Crescendo na Fé

8º dia de preparação para a Páscoa: Felizes os perseguidos

Como nos tempos antigos, ainda hoje, nós cristãos sofremos perseguições. Seja por nossa religião, pela idologia, pela moral. Há diversas maneiras de perseguição e elas fazem parte da vida do fiel. Afinal, o próprio Jesus nos alertou dessa possível realidade. Por isso, neste oitavo dia de preparação para a Páscoa, refletimos a bem-aventurança:

“Felizes os que são perseguidos por agirem retamente, porque deles é o Reino dos Céus”

(Mateus 5,10)

bem_aventuranca_jm_09

1 - Agir retamente

O que pra Jesus é agir retamente? Há inúmeras situações nas quais poderíamos pensar. Mas, a verdade é que nós sabemos quando não estamos sendo corretos por completo. Deixamos aqui então uma referência do Documento do Vaticano “Bíblia e Moral, Raízes Bíblicas do agir Cristão”:

“Para os cristãos, a Sagrada Escritura não é somente a fonte da revelação, a base da fé, mas também o imprescindível ponto de referência da moral. Os cristãos estão convencidos de que, na Bíblia, se pode encontrar indicações e normas para agir retamente e para atingir a vida plena”.

2 - Ser perseguido

Ser perseguido aqui não faz referência apenas a intervenções militares, mas também a perseguições ideológicas e culturais. Quantas vezes somos ridicularizados ou ouvimos opiniões intolerantes por conta da maneira que vivemos ou por aquilo em que acreditamos?

Estamos vivendo em tempos delicados, em que liberdade de expressão se confunde com desrespeito; ou, às vezes, quando a liberdade de expressão é chamada de preconceito. Muitas vezes, é preciso andar na corda bamba para expressar nossa fé. E são perseguições assim que precisaremos suportar.

3 - A recompensa

“Mas, se sofreis pela justiça, bem-aventurados sois! Não tenhais medo deles, portanto, nem vos perturbeis. Mas adorai o Cristo Senhor em vossos corações, prontos sempre para responder a quem vos perguntar a razão da esperança que vos anima” (I Pd 3, 14-15).

Sim, é Cristo que deve nos animar numa esperança desenganada. É Ele o Princípio e o Fim. É a eternidade que espera aos que aqui são perseguidos. “Felizes são” – está no presente! Já serão felizes aqui, aqueles que são perseguidos por agirem corretamente.

4 - Colocando em prática

Que nesta Quaresma, possamos rever nossas atitudes. Será que temos sido corretos em todas as nossas atividades? Temos agido corretamente nos estudos? Temos agido corretamente no trabalho? Não nos deixamos levar pelo “todo mundo faz”? Precisamos andar retamente!

Ah! E aproveite para olhar um pouquinho mais em volta e procure auxiliar as pessoas a agirem também retamente. Além disso, reze pelos cristãos que são perseguidos mundo afora, para que sejam consolados e experimentem já aqui essa bem-aventurança.

E assim seguimos nossa Quaresma, rumo ao Reino dos Céus!

2 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...