Por Jovens de Maria Em Comportamento

Como não cair no sono durante os estudos

Em média, o ser humano precisa de 7 a 8 horas de sono diárias para se manter disposto e saudável ao longo do dia. Mas, se você é estudante, é bem provável que tenha cerca de metade desse período de sono diariamente. E se estiver em ano de vestibular, então, esse tempo pode ser menor ainda.

sono_e_estudo

Sabendo disso, temos algumas dicas para ajudar na sua concentração e a se manter acordado, quando for realmente necessário. Confira!

Faça exercícios. Quando estiver estudando, faça uma pausa de 50 em 50 minutos para se alongar. Dê uma corridinha pelo quarto, estique os braços e pernas, faça abdominais ou qualquer tipo de atividade física leve por cerca de cinco minutos. Isso estimula a circulação do sangue, desperta e deixa o corpo em alerta. 

Evite bebidas energéticas. Tomar um cafezinho, um refrigerante de cola ou um energético realmente desperta, mas tomar grandes quantidades pode causar mais problemas do que vantagens. Em geral, estas bebidas causam dependência e favorecem o surgimento de algumas doenças como gastrite. Prefira tomar água gelada, deixe uma garrafinha por perto e vá bebendo, é bom para despertar e mantém o corpo hidratado.

Além de hidratar, água para distrair. Essa dica todo mundo conhece, mas vale reforçar. Naqueles momentos em que a sonolência pesar, jogue água fria no rosto. A ação ajuda a despertar e também distrai o cérebro. Tomar um banho frio também vale. 

Menos açúcar, mais proteína. Não faça refeições muito pesadas à noite, evite carboidratos e dê preferência para alimentos com baixo índice glicêmico, como a maçã. Alimentos ricos em proteína também são recomendáveis. 

Libere endorfina. Quando sentir que está quase cochilando, assista a algum vídeo engraçado na internet. Só não se empolgue e fique muito tempo nisso! Sorrir ou dar gargalhadas vai despertar e, ao mesmo tempo, relaxar o seu cérebro porque libera endorfina no corpo. 

Estude em ambiente adequado. Nada é mais tentador para quem já está com sono do que estudar na cama ou sofá. Nestas situações, qualquer piscada vira um longo cochilo. Por isso, é essencial que o local de estudo seja adequado. Estude sentado, com luz boa e num lugar sem barulho. 

Pode até tirar um cochilo. Um cochilo de 20 minutos (somente 20 minutos!) pode ajudar, e muito, quem precisa estudar, mas está com sono. Isso porque é tempo suficiente para relaxar o corpo, mas não o bastante que para se transformar em sono profundo. Desta forma, se não conseguir se concentrar devido ao sono, tire um pequeno cochilo, mas não se esqueça de colocar o despertador para tocar e levante assim que o tempo se esgotar. 

Não recomendamos! Como já foi dito, o sono é essencial para a saúde do seu corpo. Sendo assim, organize seus horários para que você tenha tempo suficiente para dormir e descansar. Evite tomar remédios e substâncias para se manter acordado, este tipo de prática pode ser muito prejudicial ao seu corpo a longo prazo. Bons estudos!

Fonte: Brasil Escola

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...