Por João Antônio Johas Leão Em Crescendo na Fé Atualizada em 08 MAI 2020 - 15H47

O que acontece quando rezamos a Ave Maria?

Como entender a oração da Ave Maria, que é uma oração dirigida à Maria, e não a Deus? Por que fazer essa oração quando possuímos uma que nos foi ensinada pelo próprio Jesus?

A partir de um exemplo bíblico, podemos ver o que acontece quando louvamos Nossa Senhora. A passagem é a da visitação de Maria a sua prima Isabel:

“Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. [...] E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador ...”.

Michell Lima
Michell Lima


Percebamos que ao “exclamar em alta voz”, o que Isabel faz foi, justamente, louvar Maria, sua prima, com uma das frases que comporão mais tarde a oração mariana por excelência.

Mas o que nos interessa agora é o que aconteceu logo em seguida:

Maria acolhe esse louvor e imediatamente se volta para o Senhor e O glorifica. Que exemplo tão simples e tão profundo! O louvor que fazemos a Maria nunca fica nela mesma, mas se eleva ao próprio Deus, pela humildade de sua serva.

Por isso, podemos amar e louvar Maria com todo nosso coração, sem medo de tirar o espaço de Deus. Maria acolherá todas as nossas orações e as depositará em Deus. Entre essas criaturas que nos levam a Deus, com certeza Maria possui um lugar privilegiadíssimo.

Em sua obra O segredo do Santo Rosário, Montfort explica um pouco melhor como acontece isso. Ele diz que essa oração em honra à Mãe de Deus é muito gloriosa à Santíssima Trindade, porque Ela é a causa de todas as perfeições de Maria.

Honra-se o Pai, pois estamos honrando a sua criação mais perfeita. Honra-se o Filho, pois estamos honrando sua mãe puríssima e honra-se o Espírito Santo, pois ficamos profundamente admirados e meditando nas graças com as quais Ele cobriu sua esposa.

Se, por um lado, é verdade que podemos louvar a Deus com nossas orações diretas a Ele, por outro lado, também é verdade que Ele criou todas as coisas para que possamos, por meio delas, chegar a Ele. Entre essas criaturas que nos levam a Deus, com certeza Maria se destaca.

Se por ela Deus se fez homem, também por ela nós nos aproximamos melhor de Deus. Rezar uma Ave Maria é louvar à Nossa Senhora e, por extensão, louvar ao próprio Deus. Fazendo isso, iremos, cada vez mais, nos assemelhando a Jesus, que amava profundamente sua mãe e os dois, em uma união profunda, nos guiarão pelos melhores caminhos rumo à nossa pátria definitiva, o céu.

Escrito por
João Antonio Johas Leão (Arquivo pessoal)
João Antônio Johas Leão

Licenciado em filosofia, mestre em direito e pedagogo em formação. Pós-graduado em antropologia cristã e entusiasta de pensar em que significa ser cristão hoje.

3 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Antônio Johas Leão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...