Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 18 JUL 2018 - 10H56

8 maneiras de colocar em prática a Caridade

Seguimos refletindo sobre as virtudes cristãs e já começo perguntando: você sabe qual a diferença entre assistencialismo e caridade?

O assistencialismo apenas provê algo para alguém, algo estritamente material e sem interesse na pessoa.

Já a caridade é uma das virtudes cristãs e se diz sobre amor, olhar para o outro, perceber o próximo. E aí sim, por amor, surge o desejo de auxiliar o próximo de maneira que o faça ter dignidade, crescer e se sentir valorizado.

Listamos então oito maneiras de praticar a Caridade:

1- Ser guiado por Deus

shutterstock
shutterstock

Esse é o primeiro e importantíssimo passo. Isso porque é necessário deixar Deus nos guiar para que consigamos atingir o ponto alto da caridade, que é o Amor. Aquele que se deixa amar por Deus, transborda essa experiência e caridade ao próximo.

2- Praticar o desapego material

shutterstock
shutterstock

Desapegar de coisas materiais, já é bem claro pra nós como o podemos fazer. Roupas, sapatos, objetos que não usamos mais, sempre há algo que podemos doar!

3- Praticar o desapego imaterial

shutterstock
shutterstock

Aqui pode exigir um pouquinho mais de nós. É que para sermos, de fato, caridosos, precisamos aprender deixar de lado nossas coisas, nossos problemas, nosso tempo. É doar a si mesmo ao outro.

4- Ajudar nas pequenas coisas

shutterstock
shutterstock

Às vezes, ficamos pensando em coisas mirabolantes para praticarmos a caridade, mas nos esquecemos de que até os mínimos atos de ajuda são caridade. Procure ajudar as pessoas da sua casa, sua família. Lave louça, arrume seu quarto, pendure um quadro... Faça caridade!

5- Ficar atento às necessidades do próximo

shutterstock
shutterstock

Além de ajudar os conhecidos, ajude também os desconhecidos! Quando estiver andando na rua, dentro de um ônibus, fique atento às necessidades do seu próximo. Carregue uma sacola, dê lugar pra um idoso... E o que mais for necessário.

6- Ter tempo para ouvir

shutterstock
shutterstock

Também é um ato de caridade, principalmente neste tempo de rotinas tão corridas, em que ninguém mais tem tempo para os outros. Afinal, além de ser uma caridade espiritual para o próximo, também pode ser o meio para descobrirmos suas outras necessidades, como as materiais.

7- Demonstrar amor

shutterstock
shutterstock

Mostre às pessoas que você ama o que você sente por elas. Sua família, amigos, namorado. Quantas vezes nós perdemos a chance de demonstrar amor? Ficamos com mesquinharias desnecessárias, preguiça, e outros sentimentos que nos faz perder a chance de sermos mais felizes.

8- Demonstrar cuidado com o próximo

shutterstock
shutterstock

Mesmo com aqueles que você não tem muita afinidade, ou nem conheça! Lembre-se de que somos todos irmãos, filhos do mesmo Deus, e precisamos nos amar. Por isso, seja carinhoso também com as pessoas na rua. Dê um sorriso, cumprimente, preste atenção no seu próximo.

Vamos praticar!

O bonito de praticar as virtudes cristãs é que elas sempre tornam o nosso ambiente um lugar melhor. Fazemos bem aos outros e sempre fazemos bem a nós mesmos. Tente você também!

Leia também: O que é a benignidade e como praticá-la?

8 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.