Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 18 JAN 2018 - 13H03

6 curiosidades sobre seu sono

sono_infantil

Como você se comporta durante o sono? E como você se comporta com sono? Confira seis curiosidades:

1- Sono placebo funciona

 Se você acha que dormiu bem, seu dia será melhor, mesmo que na média seu sono tenha sido igual a qualquer outro dia. 

Em um estudo recente, cientistas descobriram que se você acredita que dormiu bem, você tem um dia melhor. No estudo, pesquisadores fingiram registrar a atividade cerebral das pessoas durante o sono mas e disseram a algumas delas - aleatoriamente - que elas tinham dormido bem. As pessoas que receberam essa informação foram melhor em um teste cognitivo no dia seguinte.

2- Durma mal, coma pior

Dormir mal aumenta suas chances de querer comer o que não deve. Esse estudo de 2013 identificou que, depois de uma noite de sono complicada, há mais atividade cerebral nas áreas geralmente associadas com recompensas e comportamento impulsivo, o que afeta o auto controle das pessoas e as faz comer mais besteiras e junk food.

3- Durante o sono, memórias emocionais são catalogadas e fixadas

É importante dormir bem porque é durante o sono que nossas memórias, inclusive as emocionais, são catalogadas e fixadas ou, então, jogadas fora, se o cérebro julgar que você não precisa delas, de acordo com esse estudo aqui.

sono sonho4- Dormir ajuda a limpar o cérebro de neurotoxinas ligadas a Alzheimer

Uma pesquisa recente trouxe a ciência mais perto de descobrir exatamente porque a gente dorme: no sono, o cérebro se enche de fluído neuro espinal, que ajuda a limpar toxinas que se acumulam durante o dia e que estão associadas ao surgimento de Alzheimer. Isso pode explicar, inclusive, porque a gente fica meio grogue quando não dorme: é como se nosso cérebro ficasse 'intoxicado'.

5- Soneca de seis minutos já te deixa descansado

Até uma sonequinha de seis minutos já pode melhorar sua capacidade cognitiva. Esse estudo comprovou que, diante do cansaço, sonecas de 6 minutos foram o suficiente pra deixar as pessoas mais alerta.

6- O cérebro de quem dorme tarde é diferente

Você gosta de ir dormir cedo ou fica acordado até tarde? Por que, dependendo da situação, seu cérebro pode ter a fisiologia diferente. Uma pesquisa mostrou que quem gosta de ir dormir tarde e de acordar tarde tem menos integridade de matéria branca em várias áreas do cérebro. E baixa integridade nessas áreas está relacionada à depressão e instabilidade cognitiva, em alguns casos - cientistas desconfiam que é porque quem gosta de ir dormir tarde acaba obrigado a acordar cedo porque é assim que a sociedade funciona, e por estarem com o cérebro sempre cansado, podem apresentar instabilidades cognitivas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.