No Dia Internacional de Combate ao Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, fomos lembrados de um desafio urgente: o fenômeno das dependências químicas, que aprisiona tantas vidas ao redor do mundo.
Há 38 anos, a ONU instituiu essa data para conscientizar a população global sobre o impacto devastador das drogas. Com a data, o Papa Leão XIV nos convoca a dar um passo a mais, em uma mensagem cheia de esperança às cerca de 3.500 pessoas que estiveram no Vaticano nesse dia.
O Santo Padre nos chama a sermos protagonistas da renovação que o mundo tanto precisa. É uma mensagem direta para os jovens católicos: não podemos ser espectadores, mas sim, agentes ativos na transformação de nossa sociedade.
Imagine se cada um dos jovens, com a força da fé e o poder do compromisso, pudesse ser a chave para a libertação de alguém preso às correntes invisíveis da dependência. O Papa nos lembrou que “Juntos, sobre cada dependência que degrada, faremos prevalecer a dignidade infinita impressa em cada um”.
Nossa missão é garantir que essa dignidade, que é infinita e sagrada, seja respeitada e preservada em todos, especialmente, entre familiares, amigos e comunidades.
Não é um desafio fácil. Mas quando você jovem diz “não” à cultura das drogas, diz “sim” a algo maior. Você diz sim à vida, sim ao amor, sim à solidariedade e, acima de tudo, sim a Cristo. Como nos ensina a fé católica, Cristo veio para dar vida e vida em abundância. Ele não quer que ninguém viva em cativeiro, seja das drogas, seja do medo, seja da desesperança.
Isso significa que, em nossas escolas, igrejas, redes sociais e em qualquer espaço que ocupemos, podemos ser um sinal de esperança e uma força de transformação.
Atualmente, o uso e abuso de álcool e outras drogas constitui um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo. Segundo o Relatório Mundial do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgado na quarta-feira, 25 de junho, com a análise mais recente das estimativas e tendências da procura e oferta de drogas, em 2023 quase 316 milhões de pessoas usaram alguma forma de droga (excluindo álcool e tabaco), ou seja, 6% da população mundial entre os 15 e 65 anos (em comparação com 5,2% em 2013).
A cannabis (maconha e derivados) continua sendo a droga mais usada. No Brasil, a 3ª edição do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), divulgada no início de junho, revelou que o número de pessoas que fizeram uso recente de cocaína e crack no país permaneceu estável na última década. Mesmo assim, o Brasil é a segunda nação no mundo, atrás apenas dos EUA, com maior consumo dessas duas drogas.
Então, jovens, a pergunta é: O que você vai fazer diante disso? Como você pode ser um protagonista nessa luta, com a energia e os talentos que Deus lhe deu?
É hora de agir. Não apenas para cuidar de si mesmo, mas também para estender a mão aos outros. É hora de fazer prevalecer o bem, com atitudes concretas, que tragam luz onde há escuridão.
“A droga e as dependências são uma prisão invisível que vocês, de diferentes maneiras, conheceram e combateram, mas todos nós somos chamados à liberdade. Ao encontrá-los, penso no abismo do meu coração e de cada coração humano” Papa Leão XIV
Jovens de Maria, vamos juntos? O Papa nos convoca. A Igreja nos espera. O mundo precisa de nós!
:. Como comunicar a fé com verdade no mundo digital? Mais um episódio dos 15 anos do A12
Fonte: Vatican News
Fé que inspira: confira o testemunho da Maria Eduarda, Jovem de Maria
Confira o testemunho Maria Eduarda, jovem de Maria do estado de Minas Gerais, que nos conta como conheceu o projeto jovem da Casa da Mãe Aparecida.
Teste: Conheço a Quaresma e o caminho para a Páscoa?
A Quaresma é um tempo de oração, jejum e caridade, nos preparando para a grande celebração da Páscoa. Mas será que você conhece bem o significado desse caminho de fé?
Teste: Qual o seu humor?
Você encara a vida com leveza ou se estressa com facilidade? O bom humor pode transformar qualquer dia, mas será que você é do time que ri até dos próprios tropeços ou precisa aprender a levar as coisas com mais tranquilidade?
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login