No Dia Internacional de Combate ao Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, fomos lembrados de um desafio urgente: o fenômeno das dependências químicas, que aprisiona tantas vidas ao redor do mundo.
Há 38 anos, a ONU instituiu essa data para conscientizar a população global sobre o impacto devastador das drogas. Com a data, o Papa Leão XIV nos convoca a dar um passo a mais, em uma mensagem cheia de esperança às cerca de 3.500 pessoas que estiveram no Vaticano nesse dia.
O Santo Padre nos chama a sermos protagonistas da renovação que o mundo tanto precisa. É uma mensagem direta para os jovens católicos: não podemos ser espectadores, mas sim, agentes ativos na transformação de nossa sociedade.
Imagine se cada um dos jovens, com a força da fé e o poder do compromisso, pudesse ser a chave para a libertação de alguém preso às correntes invisíveis da dependência. O Papa nos lembrou que “Juntos, sobre cada dependência que degrada, faremos prevalecer a dignidade infinita impressa em cada um”.
Nossa missão é garantir que essa dignidade, que é infinita e sagrada, seja respeitada e preservada em todos, especialmente, entre familiares, amigos e comunidades.
Não é um desafio fácil. Mas quando você jovem diz “não” à cultura das drogas, diz “sim” a algo maior. Você diz sim à vida, sim ao amor, sim à solidariedade e, acima de tudo, sim a Cristo. Como nos ensina a fé católica, Cristo veio para dar vida e vida em abundância. Ele não quer que ninguém viva em cativeiro, seja das drogas, seja do medo, seja da desesperança.
Isso significa que, em nossas escolas, igrejas, redes sociais e em qualquer espaço que ocupemos, podemos ser um sinal de esperança e uma força de transformação.
Atualmente, o uso e abuso de álcool e outras drogas constitui um dos mais importantes problemas de saúde pública no mundo. Segundo o Relatório Mundial do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) divulgado na quarta-feira, 25 de junho, com a análise mais recente das estimativas e tendências da procura e oferta de drogas, em 2023 quase 316 milhões de pessoas usaram alguma forma de droga (excluindo álcool e tabaco), ou seja, 6% da população mundial entre os 15 e 65 anos (em comparação com 5,2% em 2013).
A cannabis (maconha e derivados) continua sendo a droga mais usada. No Brasil, a 3ª edição do Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), divulgada no início de junho, revelou que o número de pessoas que fizeram uso recente de cocaína e crack no país permaneceu estável na última década. Mesmo assim, o Brasil é a segunda nação no mundo, atrás apenas dos EUA, com maior consumo dessas duas drogas.
Então, jovens, a pergunta é: O que você vai fazer diante disso? Como você pode ser um protagonista nessa luta, com a energia e os talentos que Deus lhe deu?
É hora de agir. Não apenas para cuidar de si mesmo, mas também para estender a mão aos outros. É hora de fazer prevalecer o bem, com atitudes concretas, que tragam luz onde há escuridão.
“A droga e as dependências são uma prisão invisível que vocês, de diferentes maneiras, conheceram e combateram, mas todos nós somos chamados à liberdade. Ao encontrá-los, penso no abismo do meu coração e de cada coração humano”
Papa Leão XIV
Jovens de Maria, vamos juntos? O Papa nos convoca. A Igreja nos espera. O mundo precisa de nós!
:. Como comunicar a fé com verdade no mundo digital? Mais um episódio dos 15 anos do A12
Fonte: Vatican News
Jornada Biblica: Quando a Palavra acende o primeiro dia
Deus quer que o seu povo caminhe e saiba bem o chão que pisa: nada de caminhar na escuridão! Os caminhos de Deus são de luz!
Qual filme ou série devo assistir?
Para você que respondeu tanto faz, saiba que pesquisas mostram que os tipos de filmes e séries impactam muito o cérebro humano.
A esperança não decepciona
Setembro é celebrado pela Igreja como o Mês da Bíblia, um tempo especial para aprofundar a escuta e vivência da Palavra de Deus. Leia mais sobre o tema!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Querido(a) devoto(a),
Infelizmente estamos enfrentando dificuldades na entrega das revistas devido a atrasos dos Correios. Por esse motivo, alguns materiais não estão sendo entregues ou estão chegando com atrasos significativos nas casas dos devotos.
Agradecemos a sua compreensão e ressaltamos a importância da sua fidelidade para a continuidade da missão evangelizadora do Santuário Nacional de Aparecida.
Se tiver qualquer dúvida ou dificuldade para realizar sua doação, estamos à disposição pelos seguintes canais:
local_phone 0300 2 10 12 10
phone_android WhatsApp: envie sua mensagem para nossa equipe e teremos alegria em ajudar.
arrow_forward Clique Aqui
Confira o conteúdo da Revista Digital: a12.com/revistadeaparecida
Nossa Senhora Aparecida o(a) abençoe! Vamos juntos.
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login