Por Jovens de Maria Em Comportamento Atualizada em 07 NOV 2017 - 11H51

Aprenda a organizar o espaço ideal para estudar

Estudar tanta matéria, estar apto a resolver questões e desenvolver uma boa redação não é fácil. É mesmo muita coisa pra uma pessoa só, mas como não há outro meio de passar no vestibular, o jeito é arregaçar as mangas e preparar o local que vai te ajudar a manter a concentração para um estudo aproveitável.

quarto_de_estudos

::  8 técnicas pra memorizar as coisas que você estudar ::

A primeira coisa a fazer é se convencer de que estudar na última hora não dá resultado pra ninguém. Por esse motivo, prepare-se para passar os três anos do ensino médio no pique total. É preciso reservar 3 ou 4 horas diárias de estudo, sem contar o tempo que você passa na escola ou cursinho. Essas horas em casa devem ser passadas em um local apropriado para que você aproveite bem a matéria que vai fixar.

Evite os ruídos alheios à sua concentração: Prefira um local silencioso, sem televisão, telefone, rádio e computador. Quando a concentração é baixa, a memória não consegue apreender as informações necessárias para afixar a matéria. Mas se você é daqueles que não consegue estudar sem música, prefira aquelas que não desviam a atenção, como as que têm letras e alterações bruscas de som. Opte por sons instrumentais leves.

A iluminação é essencial para tornar as horas do estudo agradáveis: Um local bem iluminado ajuda a manter a concentração, tira o sono e faz bem para os olhos. Uma luz fraca pode causar danos visuais, provocando sono e dores de cabeça. O ideal é ter uma luminária com lâmpada de luz branca, com potência de, no mínimo, 60W.

Use cores quentes no local onde você volta muito a visão porque isso ajuda a manter a atenção e a boa disposição para estudar. As melhores cores são laranja, vermelho e amarelo; evite cores como azul, verde ou lilás que ajudam a relaxar e dão sono. Se não for possível uma demão de tinta, cole um cartaz ou painel que reflita essas cores. O cantinho do seu estudo deve se parecer com isso.

Conserve o espaço organizado e preencha com livros, cadernos e anotações.

E os aperitivos? Salgadinhos, bolachas, doces e lanches, mantenha-os bem longe de sua vista.

Um local bem ventilado: Além de ser saudável, evita o cansaço mental precoce. No caso de ar seco, mantenha um balde com água perto de você e se for úmido providencie um desumidificador de ar, fácil de encontrar em qualquer supermercado grande.

Mas de nada adiantam todas essas mudanças, se na hora de pegar firme nos livros você não se organizar com eles. Sistematize as horas que devem ser usadas em cada disciplina, deixando uma parte maior para aquelas em que você tem maior dificuldade. Organize-se e o seu estudo vai render muito mais.

Fonte: Brasil Escola

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.