Por Anna Laura Barreto Em Comportamento Atualizada em 13 NOV 2018 - 11H17

Bom dia, por favor, eu te amo: simples e poderosas frases do cotidiano

É oportuno, de vez em quando, lembrar da nossa vida cotidiana e nela demonstrar algumas atitudes de gentileza como sinal expressivo do amor aos outros. O mandamento do amor muitas vezes se manifesta de maneira importante, mas de forma simples e humilde.

Escolhi algumas das expressões das quais não podemos nos esquecer ou que podemos recuperar no nosso dia a dia:

shutterstock
shutterstock

- Muito obrigado  

É muito importante agradecer, porque isso demonstra que somos conscientes do que recebemos e de quem o recebemos. Obrigado pela vida, por cada manhã, pelas pessoas que encontrei e que me cumprimentaram. Obrigado pelos que cuidam de mim, por aqueles de quem recebi um "bom dia" ou palavras de carinho, de consolo; por aqueles que me ofereceram um sorriso...

Não nos esqueçamos de agradecer a Deus pelos seus "presentes" de cada dia. Inclusive naqueles dias difíceis e obscuros. Porque Ele nos dá forças para enfrentá-los. E agradecer às pessoas.

- Bom dia, boa tarde, boa noite  

Os bons desejos também são transmitidos por meio de palavras simples. A saudação é reconhecimento, é desejo e compromisso de fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que realmente haja um bom dia ou uma boa noite para aquela pessoa.  

A saudação, quando sincera e acompanhada de um sorriso, é essencial para a convivência educada e pacífica. Esforçar-se por conseguir uma boa convivência é uma forma de amar. Não nos esqueçamos de que o amor a Deus e aos outros é um resumo do Evangelho, o novo mandamento.  

- Por favor  

É a forma de expressar à pessoa ou pessoas a necessidade que temos uns dos outros. É um reconhecimento das nossas limitações e da nossa necessidade de ajuda.

Certa vez, enquanto eu assistia uma pessoa em seus últimos momentos de vida, ela me disse com toda lucidez: "Tentei ser um favor para os que me rodeavam, mas talvez nem sempre tenha conseguido. Peço perdão por isso, esperando que Deus me mostre seu favor". Que seja sinal de humildade, nunca de humilhação.

- Eu te amo  

Muitas vezes, é difícil dizer isso sinceramente e com o verdadeiro sentido que o amor tem: doação, serviço, interesse, compromisso. Desejamos ouvir isso dos outros, mas é custoso dizer sem buscar benefício algum.  

Não saímos por aí dizendo a todos que os amamos, mas pensemos nos mais próximos, nos que trilham o caminho da vida junto a nós. Pensem nisso os esposos; também pais e filhos, avós e irmãos. Não demos isso por descontado.  

- Parabéns  

Alegrar-se sinceramente por qualquer fato que ocorre a uma pessoa e desejar-lhe felicidade é um reconhecimento que se agradece e valoriza. Não é por acaso que o desejo é compromisso de verdade.  

E agora pensemos na oração da manhã ou da noite. Quando aprendemos a agradecer a Deus, a sentir-nos amados por Ele e a dizer que O amamos; quando lhe pedimos um bom dia e uma boa noite, ou que nos dê seus favores, especialmente a capacidade de amar, e descobrimos a verdadeira felicidade que Jesus nos propõe... o dia a dia é sempre uma "boa notícia".

3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Anna Laura Barreto, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.