Você já reparou que, muitas vezes em que tentamos mentir ou omitir informações a uma criança, ela se mostra desconfiada e parece entender perfeitamente que estamos sendo desonestos com ela?
Pois os pequeninos realmente entendem. Cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) realizaram um estudo recente para descobrir se crianças são capazes de identificar quando um adulto lhes omite uma informação. E eles descobriram que crianças confrontadas com informações verdadeiras, porém incompletas, não apenas são capazes de identificar a omissão, mas também completar a informação sozinha através de exploração e curiosidade.
Tudo parte do princípio de que “descobrir em quem não confiar é uma habilidade importante para a sobrevivência”.
"Quando recebemos uma informação de alguém, não aprendemos apenas o que está sendo ensinado, mas também aprendemos coisas sobre o interlocutor. Se a informação for precisa e completa, daí você tem mais chance de confiar naquela pessoa no futuro", diz Hyown Gweon, do MIT.
Os cientistas também investigaram o que as crianças pensam de adultos que não lhes dão informações completas sobre as coisas. Observando situações em que professores ensinam crianças sobre o uso de alguns brinquedos, mas não explicam todas as funções desses brinquedos, os estudiosos descobriram que crianças são capazes de avaliar o caráter de outras pessoas e o quanto elas vão confiar nessas pessoas baseados em experiências anteriores de confiança - como, por exemplo, se o adulto já lhes omitiu informação no passado ou mesmo se passou tempo explicando coisas que as crianças já soubessem.
Os estudos realizados pelo MIT mostram que o entendimento de mundo das crianças vai além do que a gente imagina. Os pequenos são capazes de organizar informações antes de tomarem atitudes racionais de aprendizado. Tais compreensões científicas são os primeiros passos de uma pesquisa que pode ir cada vez mais a fundo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login