Por Jovens de Maria Em Comportamento

É preciso resgatar a ousadia dos apóstolos para a evangelização nas mídias

pe_evaldo_1

Padre Evaldo César de Souza, diretor executivo do portal A12.com, estará presente no 2º Seminário Jovens Comunicadores e 4º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 24 a 27 de julho em Aparecida (SP).

Lá, ele participará de debates sobre Convergência Midiática nos dias de hoje, além de apresentar o projeto do canal Jovens de Maria.

Em entrevista ao site Jovens Conectados, Pe. Evaldo conta sobre o que significa este conceito e como o jovem pode encontrar e propagar a mensagem do evangelho nesse cenário. 

Confira:

O senhor participará de seminários sobre Convergência Midiática durante o evento. O que se entende por Convergência Midiática e como a Igreja está inserida nesse contexto?

O conceito de convergência midiática, atribuído a Jerkins, um teórico da comunicação,nada mais é do que a reflexão sobre o momento da comunicação atual, onde as plataformas de comunicação estão ligadas entre si e se complementam, sem no entanto perder a individualidade. A convergência é a disposição dos mesmos conteúdos de informação em diversas locais de acesso, sendo que eles podem ser exclusivos e complementares, tudo ao mesmo tempo. Com isso, já percebemos como é muito mais complexo fazer comunicação hoje em dia, já que todo conteúdo deve ser pensado para ser proposto em todas as plataformas possíveis de comunicação. Nesse cenário, a Igreja segue aprendendo, é aluna interessada da nova ambiência da comunicação, mas precisa ainda integrar-se muito no mundo que vive e respira comunicação e mídia!

Hoje em dia a juventude está conectada ao mesmo tempo em diversas mídias por meios de diversos dispositivos. Na sua opinião, em meio a tanta informação, vinda de todos os lados, como a mensagem do evangelho pode ser propagada?

O mundo onde estamos mergulhados numa ambiência midiática exige da Igreja criatividade constante. No começo da Igreja os apóstolos foram ousados, e usando de todos os recursos disponíveis, se dispuseram a pregar o evangelho a toda criatura. Os tempos mudaram, mas o Evangelho é o mesmo, por isso, é necessário e desejável que ele seja dito, proclamado, ensinado pelos meios modernos da comunicação. O desafio, repito, não é tanto usar os meios, as plataformas atuais, como celulares e tablets, mas é adaptar, sem macular, a mensagem de amor e conversão do Evangelho de Jesus!

Como o jovem pode aproveitar as novas tecnologias para estar em comunhão com Deus?

Os jovens são naturalmente ávidos de novidades. O que mais faz sucesso hoje, entre a juventude, é justamente a rapidez com que novas ideias aparecem nos meios de comunicação. Complete-se essa ideia com a tendência do entretenimento e ludicidade da vida. O jovem gosta de divertir-se, dar risada, ele partilha aquilo que o faz sentir-se bem. Nesse sentido, o desafio é fazer o jovem chegar em nosso conteúdo, disponível nos meios de comunicação. O jovem vai procurar o Evangelho, Jesus, e sentido de vida nos meios de comunicação, mas só vai se sentir abraçado se ele ver naquela mensagem algo que o toque sentimentalmente, interiormente. O jovem de hoje não quer tantos discursos, quer afeto, presença, sentido de pertença. Quando fizermos uma comunicação que atinja esses objetivos chegaremos com mais intensidade no coração dos jovens.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.