Por Leticia Almeida de Siqueira Em Comportamento Atualizada em 06 JUN 2018 - 13H53

4 dicas para economizar água em sua casa

Como diz a famosa música de Guilherme Arantes, nossa Terra é o planeta água! Sabendo disso, há muitos anos a sociedade acreditava que a água seria infinita. O Brasil, de forma especial, é um país privilegiado no assunto. No entanto, apesar de abundante, o nosso potencial hídrico é mal distribuído.

Entenda onde está a água no nosso planeta e em nosso país:

info_agua

Você, provavelmente, já ouviu falar que a região sudeste está passando por uma grande crise hídrica. As expansões demográficas e industriais ajudaram a contaminar os rios, lagos e reservatórios, além de usá-los a pontos extremos.

A que ponto nos permitimos chegar? Vemos a água correndo nos rios, porém a contaminação gerada pela ganância humana a impede de chegar às nossas torneiras. Mas, apesar de todo problema criado pelo homem ao longo de sua história na Terra, pequenas ações no nosso dia a dia podem minimizar esse longo legado deixado pela poluição constante.

Para isso, temos algumas dicas para que você também ajude a preservar esse recurso natural tão importante para a nossa sobrevivência, evitando o desperdício:

- Escovar, depois lavar. Se a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes, você pode gastar até 25 litros de água. Então, é melhor primeiro escovar e depois abrir a torneira.

- Confira se fechou! Com a torneira aberta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. E, se a torneira ficar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

- Não chute o balde. Lavar o carro utilizando uma mangueira pode gastar até 560 litros de água, em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde.

- Um jardim no quintal. Podemos projetar as nossas casas com áreas verdes que facilitem a infiltração da água da chuva. Com essas ações favorecemos o ciclo da água. Garantido a infiltração da chuva, alimentamos o lençol freático que sustentará as nascentes, principalmente agora no inverno, além de evitar o escoamento superficial, responsável pelas enchentes de verão.

É isso aí, o homem pode ser o problema de toda a degradação ambiental, porém também temos e somos a solução! Nossa atitude pode mudar o futuro do planeta. E aí, vamos fazer a diferença?

leticia_almeida_de_siqueira_1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leticia Almeida de Siqueira, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.