Por Leticia Almeida de Siqueira Em Comportamento Atualizada em 05 JUN 2018 - 12H28

Sua conta de energia está alta? Veja como economizar!

Todo mundo tem o desejo de viver bem, morar em uma casa confortável, equipada com produtos elétricos que ofereçam comodidade e praticidade. Como é bom chegar em casa, ligar a TV, o ar condicionado, tomar um bom banho, pegar uma água geladinha na geladeira!

shutterstock
shutterstock

O conforto que tanto desejamos só é possível porque nossas casas são alimentadas por uma fonte de energia elétrica. Infelizmente, com o aumento da população consumindo proporcionalmente ao seu crescimento, está difícil manter o padrão energético do país.

Atualmente no Brasil, a maior produção de energia é feita através de hidrelétricas, porém com a crise hídrica, foi preciso utilizar as termoelétricas para sustentar o consumo. Isso justifica o aumento da tarifa em nossas contas, pois esse tipo de produção de energia é mais caro e, pior, é mais poluente.

Fique atento!

Cada vez que precisamos utilizar energia gerada por uma termoelétrica, as operadoras energéticas aumentam suas tarifas e informam ao consumidor através de uma faixa vermelha.

Então, como economizar? Você pode começar planejando sua casa para economizar energia. Veja as dicas:

1- Casas bem arejada, com janelas de vidro, podem te ajudar a deixar por menos tempo as lâmpadas ligadas;

2- Dê preferência às lâmpadas frias (fluorescente), pois são mais econômicas e eficientes. Não deixe as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém;

3- De olho no selo! Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, dê preferência aos da Categoria A;

4- Aparelhos mais modernos são geralmente mais econômicos;

5- Banhos rápidos economizam água e energia;

6- Não utilize o modo stand-by. Desligue os aparelhos após usá-los, você terá 12% de economia em seu gasto mensal;

7- Substitua seu multiplicador de tomadas, mais conhecido como “T” ou “benjamin”, por réguas de energia ou filtro de linha, são mais seguros e eficientes. Além disso, possuem tecnologia que possibilitam estabilidade em caso de queda de energia.

8- Carregando o celular: Recarregue o seu celular desligado ou, se tiver essa função, carregue na porta USB de sua TV enquanto estiver assistindo seu programa preferido.

9- Se não lavar roupa à mão, utilize a máquina de lavar em sua capacidade máxima, nunca para lavar apenas uma peça de roupa.

As atuais fontes de energia não estão dando conta de tanto consumo. É hora de fazermos a nossa parte. Não é tão difícil assim! Podemos consumir energia sem desperdício, com eficiência e sem perder o conforto. E aí, vamos fazer a diferença?

leticia_almeida_de_siqueira_1

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leticia Almeida de Siqueira, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.