Comportamento

Sua conta de energia está alta? Veja como economizar!

Escrito por Leticia Almeida de Siqueira

24 JUN 2015 - 12H30 (Atualizada em 27 SET 2021 - 12H08)

shutterstock

Todo mundo tem o desejo de viver bem, morar em uma casa confortável, equipada com produtos elétricos que ofereçam comodidade e praticidade. Como é bom chegar em casa, ligar a TV, o ar condicionado, tomar um bom banho, pegar uma água geladinha na geladeira!

O conforto que tanto desejamos só é possível porque nossas casas são alimentadas por uma fonte de energia elétrica. Infelizmente, com o aumento da população consumindo proporcionalmente ao seu crescimento e, principalmente, com os danos ambientais (infelizmente) também em crescimento, está difícil manter o padrão energético do país.

Atualmente no Brasil, a maior produção de energia é feita através de hidrelétricas. Porém, com a crise hídrica, está sendo preciso utilizar as termoelétricas para sustentar o consumo. Isso justifica o aumento da tarifa em nossas contas, pois esse tipo de produção de energia é mais caro e, pior, é mais poluente também.

Fique atento(a)!

Cada vez que precisamos utilizar energia gerada por uma termoelétrica, as operadoras energéticas aumentam suas tarifas e informam ao consumidor através de uma faixa vermelha.

Shutterstock
Shutterstock

Então, como economizar? Você pode começar planejando sua casa para economizar energia. Veja as dicas:

1- Mantenha a casa bem arejada pode te ajudar a deixar por menos tempo as lâmpadas ligadas;

2- Dê preferência às lâmpadas frias (fluorescentes), pois são mais econômicas e eficientes. Não deixe as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém;

3- De olho no selo! Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, dê preferência aos da Categoria A;

4- Aparelhos mais modernos são, geralmente, mais econômicos;

5- Banhos rápidos economizam água e energia;

6- Não utilize o modo stand-by. Desligue da tomada os aparelhos após usá-los. Só assim, você já terá 12% de economia em seu gasto mensal;

7- Substitua seu multiplicador de tomadas, mais conhecido como “T” ou “benjamim”, por réguas de energia ou filtros de linha, pois são mais seguros e eficientes. Além disso, possuem tecnologia que possibilitam estabilidade em caso de queda de energia.

8- Carregando o celular: Recarregue o seu celular desligado ou, se tiver essa função, carregue na porta USB de sua TV enquanto estiver assistindo seu programa preferido.

9- Se não lavar roupa à mão, utilize a máquina de lavar em sua capacidade máxima, nunca para lavar apenas uma ou duas peças de roupa.

As atuais fontes de energia não estão dando conta de tanto consumo. É hora de fazermos a nossa parte. Não é tão difícil assim! Podemos consumir energia sem desperdício, com eficiência e sem perder o conforto.

E aí, vamos fazer a diferença?

Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Leticia Almeida de Siqueira, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...