Por Everton Lucas Em Comportamento Atualizada em 31 OUT 2018 - 13H04

3 dicas para se dar bem no vestibular

Vai chegando o fim do ano e sempre vai dando um friozinho na barriga por ver as luzes se ascendendo, canções natalinas tocando e aquele clima de festas já surgindo. É bom saber que mais um ano se finda e que tudo vai começar outra vez. É lindo mesmo!

Mas vamos acabar com essa nostalgia por aqui, porque o assunto que eu estou querendo falar hoje nos causa um frio na barriga, mas não é pelos mesmos motivos que já citei. Neste mesmo período do fim do ano tem muita gente se preparando para fazer o tão temido vestibular. Então vamos tirar a trilha de jingle bells e vamos focar nesse drama que é prestar vestibular.

shutterstock
shutterstock

Vou aqui já começar fazendo uma invejinha para os vestibulandos de plantão dizendo que graças a Deus eu já passei por este desafio. Eu bem sei que não é fácil, afinal a gente tanto sonha na escola em ter uma profissão e esta é uma hora decisiva na realização deste sonho. É algo que não é impossível, desde que seus esforços sejam equivalentes com a sua gana de ser um profissional.

Para que esse drama não fique cada vez maior e isso acabe te atrapalhando no desempenho, eu vou te dar algumas sugestões de como não ficar tão nervoso e tirar de letra mais esse desafio da vida.

1- Não deixe que te pressionem!

shutterstock
shutterstock

Esse é um passo muito importante! É muito comum que os nossos pais se projetem em nós e que acabem por criar muitas expectativas com relação ao nosso futuro. Isso por vezes pode nos prejudicar no momento de fazer escolhas e até de encarar a vida de frente. Nesse momento do vestibular, os pais podem pressionar você a tirar o primeiro lugar na prova (eles sempre esperam isso). Mas as coisas não funcionam assim. Se você for o primeiro colocado, ótimo! Mas também não será por ter ficado em vigésimo que você é um cara “burro”.

Afinal, sou da teoria de que prova não mede inteligência de ninguém! Então, relaxe! Saiba de suas obrigações e tenha sempre como foco o seu sonho, pois ele já será motivo suficiente para fazer com que você se esforce para se dar bem na prova.

2- Faça Flash Cards

shutterstock
shutterstock

Esta é uma dica que muitas pessoas utilizam para memorizar o conteúdo programático que vai cair na prova. É uma maneira super divertida de estudar e você pode inclusive chamar os amigos que também vão fazer a prova para aprender junto. Os Flash Cards funcionam assim: Você pegm assunto específico e escolhe uma informação importante sobre aquilo com a pergunta e a resposta.

Por exemplo, sobre história. Em um card você pode colocar a pergunta “Em que período aconteceu a Revolução Francesa?”. No outro, você coloca “De 1789 a 1799”. Assim você vai conseguir assimilar a pergunta, a resposta e, ao mesmo tempo, você assimila ao resto do conteúdo, que claro é bem mais denso. Mas assim você se diverte aprendendo.

3- Peça o auxílio de Deus!

shutterstock
shutterstock

Não vou querer que vocês confundam esta dica aqui! Quando falo para pedir o auxílio de Deus, não estou querendo dizer que vocês devem chegar no dia da prova e tirar um rosário de dentro do bolso e ficar pedindo pra se dar bem na prova sem ter estudado. Não é assim que acontece!

O que Deus pode fazer por você é a iluminação e o discernimento na hora da preparação, dos estudos. Sempre antes de estudar, pratique o hábito de fazer uma oração pedindo para o Espírito Santo iluminar sua inteligência naquele momento. Com o auxílio de Deus, certamente você vai conseguir alcançar seus objetivos. Ele pede de nós o esforço, na hora certa ele age e nunca deixa desamparado aqueles que correm atrás do que querem com fé.

No mais, esteja tranquilo! Se não der certo nessa vez, não será o fim! Será apenas uma nova chance. Mas eu tenho certeza que você vai se dar bem! Confie em você mesmo, no seu potencial. Que Deus te abençoe muito nesta fase tão importante da vida. Sucesso!


Escrito por
Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)
Everton Lucas

Apresentador e estudante de comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everton Lucas, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.