Medo da morte, medo de ser abandonado, de sofrer por amor. Medo de altura, de cobra ou de cachorro. São tantos os medos que assolam a vida dos jovens, que fica difícil elencar os principais.
Essa sensação ruim se manifesta desde o nosso primeiro dia de vida, até o último. E costuma ser mais autêntica no período de transição entre a adolescência e a juventude. De acordo com a psicóloga Nereida França, o medo é mais natural neste momento por conta da constante vivência com o novo. Enfrentar diferentes experiências também pode desestabilizar nosso lado emocional. “É um momento de várias escolhas, opção profissional, identidade sexual, enfim, conflitos da própria fase”.
A formação da identidade e a busca incessante pela construção de uma imagem também gera uma grande insegurança que assola os jovens. Eles têm a popularidade como ideal, e temem profundamente serem excluídos do convívio social.
Definindo um sentimento - Para a psicologia, o medo é um estado que transita entre o afetivo e o emocional, necessário para o organismo humano. “É uma emoção que se caracteriza por um intenso sentimento habitualmente desagradável, provocado pela percepção de um perigo, seja ele presente ou futuro, real ou suposto”, explica Nereida.
Mesmo que o medo seja uma sensação natural, e, por vezes, benéfica, ele também pode se tornar doentio. “Se o organismo reagir de forma exagerada, o estado de alerta benéfico ao indivíduo transforma-se em um estado patológico”. Nestes casos, o indivíduo pode desenvolver problemas de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, estresse, dentre tantas outras enfermidades.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login