Por Everton Lucas Em Comportamento Atualizada em 26 SET 2017 - 15H23

O problema de dormir demais ou de menos

Vou falar hoje de um problema, pelo qual eu acredito que todo mundo passe: o sono! É muito difícil encontrar uma pessoa que diga que não gosta de dormir. Afinal, o sono é o momento em que recarregamos as baterias do nosso corpo pra que a gente possa continuar nossa jornada diária nos estudos, trabalho, entre outras atividades.

Mas o problema é quando nós não conseguimos manter este sono regular, o nosso corpo sofre alteração e a gente sente logo essas diferenças em nosso dia a dia.

sono_2

Quando estamos de bem com a cama e o travesseiro (no caso prefiro uma rede rs) estamos de bem com tudo não é mesmo? Ter um sono regular diminui o estresse, ajuda na recuperação de doenças e até mesmo ajuda no crescimento. Mas, as tão sonhadas (literalmente) oito horas de sono parecem estar mais difíceis do que os médicos recomendam. É faculdade, trabalho, casa, responsabilidades que pedem de nós sempre um turno extra e quando a gente vai ver já se passou da meia noite.

E agora o que fazer?

A gente deita e fica contado quantas horas ainda nos restam. Daqui a pouco a gente lembra que tem trabalho da faculdade pra fazer daqui a três dias, mas tenta ficar tranquilo, afinal ainda há tempo, mas mesmo assim o coração aperta.

“Já se passou meia hora, tendo em vista que vou ter que levantar às 6h e agora são 00:30h, eu só vou ter 5 horas e meia pra dormir. Meu Deus! Vou ficar com sono no dia seguinte!”.

Nessa hora chega uma notificação de Whatsapp, você não resiste e lê, e então começa a dialogar com outra pessoa que também não conseguiu pegar no sono e ficam os dois conversando sobre coisas que tiram ainda mais o sono. Eita que difícil! Acontece que chega a hora de acordar e está todo mundo com “cara de zumbi” porque não conseguiu descansar direito.

Isso vai gerando um acúmulo de estresse e cansaço que, muitas vezes, perdemos a dimensão do quanto isto é sério. É algo que nos prejudica tanto na vida estudantil, profissional e também na nossa vida espiritual. Sim, a nossa relação com Deus também pode ser afetada por conta disso. Tendo em vista que a oração é um exercício espiritual e que pressupomos que alguém em clima de oração é alguém que o faz com tranquilidade, então certamente a pessoa não estará com a mente perturbada a ponto de perder o sono. Seguem então algumas dicas:

ANTES DE DORMIR

dormir

1- Evite alimentos pesados!

Antes de dormir é necessário que a gente não coma alimentos gordurosos e pesados que dificultem a digestão e atrapalhem o metabolismo que deve ser bem tranquilizado neste momento. Evite cafeína.

2- Faça uma meditação!

A gente já chega em casa depois de receber tantas cargas negativas e preocupações. É sempre bom antes de dormir fazer uma meditação para acalmar o espírito. Seja através de uma leitura leve ou mesmo do nosso momento de oração, que é indispensável. A meditação vai regular a respiração e isso vai te fazer dormir melhor. Nada de assistir The Walking Dead antes de dormir!

3- Desligue os aparelhos eletrônicos!

É algo muito difícil hoje em dia, tendo em vista a grande dependência que temos destes aparelhos. Mas enquanto o telefone estiver recebendo mensagens com certeza você vai querer pelo menos visualizar para saber o que é. Então o tempo se vai e o sono fica. Hora de dormir não é hora pra papear, a menos que seja com as ovelhinhas pulando.

PARA ACORDAR

insonia

1- Esqueça que existe a função soneca do seu despertador!

Isso é o que mais faz a gente perder a hora e passar direto no sono. De dez em dez minutos que a gente hiberna feito urso. Assim que o despertador tocar já tente logo levantar, nada de soneca!

2-Não deixe seu despertador muito próximo da sua cama!

Por exemplo, se você deixar seu despertador na sala, ou em qualquer lugar que dê para você escutar e que não seja na cabeceira da sua cama já ajuda. O ato de se levantar para desligar o toque de alarme já faz com que você saia da cama e fique mais esperto para acordar.

3- Crie rotina na hora de acordar!

Estou partindo do pressuposto que você sempre estará dormindo na hora certa. Então tente inclusive nos finais de semana acordar no mesmo horário que você acorda de segunda a sexta. Assim será mais fácil responder ao estímulo do despertador quando ele tocar.


Escrito por
Everton Lucas (Fotos Everton Lucas)
Everton Lucas

Apresentador e estudante de comunicação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Everton Lucas, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.