Comportamento

Os jovens e a difícil tarefa de poupar

Escrito por Jovens de Maria

02 MAI 2015 - 08H00 (Atualizada em 31 MAI 2021 - 13H57)

Shutterstock

Aquela roupa nova, o celular de última geração, um carro, viagem de férias, programa de intercâmbio... Talvez você esteja desejando conquistar algumas dessas coisas – ou todas elas de uma vez só! Mas, o difícil é conseguir poupar e se organizar financeiramente para adquirir todas, ou as mais desejadas, cada uma a seu tempo e necessidade real.

Por isso, encontramos algumas dicas preciosas para te ajudar a poupar dinheiro para a realização de seus sonhos e, até mesmo, para preparar sua aposentadoria!

O primeiro passo é abrir mão dos gastos supérfluos. Além disso, aproveite esta fase que você não tem tantos gastos (talvez não precise sustentar uma família ou ainda more com seus pais) e invista seu salário na poupança.

rafapress/Shutterstock
rafapress/Shutterstock

Para o fundador da Academia do Dinheiro, o educador financeiro Mauro Calil, é importante que, desde o primeiro salário, o jovem poupe para iniciar a construção de um patrimônio que o sustentará no futuro.

Para aqueles que têm uma renda mais apertada, a aplicação pode começar de 5% a 10% do salário e aumentar à medida que o profissional crescer na carreira. Para os solteiros, que ainda moram com os pais, Calil alerta para uma meta de ao menos 50% da renda. “Se puderem aumentar esse percentual para 60% ou 70%, melhor”, afirma. Com o aumento das conquistas – como casa própria e a chegada da família –, é interessante que os profissionais mantenham um percentual de poupança de 30% da renda e nunca menor que 10%. “Isso acelerará a conquista da independência financeira”, garante. 

De acordo com Sabrina Oliveira e Flávio Mesquita, da Horizontes Coaching, organizar-se financeiramente exige disciplina. “Compras por impulso com certeza vão desorganizar as finanças do jovem e impedi-lo de realizar seus objetivos a médio e longo prazos”, alerta Sabrina.

Entre as dicas, eles destacam a importância de definir objetivos financeiros a curto prazo (1 ano), médio prazo (1 a 5 anos) e longo prazo (mais que 5 anos) e poupar uma quantia, ainda que pequena, para diferentes metas. Veja no quadro:

simulacao_de_poupanca

APOSENTADORIA – Ainda que sua aposentadoria esteja longe de acontecer, o consultor financeiro do site de educação financeira do Mercantil do Brasil, Carlos Eduardo Costa, explica a necessidade de poupar com vista a complementar a aposentadoria: “Com a expectativa de vida mais longa, o aposentado terá que viver mais tempo com a sua aposentadoria oficial, que tem se achatado”.

Ainda segundo Costa, começar a se preparar ainda jovem resultará em menos esforços para o poupador. “Dessa forma, ele terá o tempo a seu favor e os juros que farão o capital crescer. Se ele se preocupar com isso aos 40 ou 50 anos, o esforço vai ser maior e será mais difícil juntar um valor interessante”, alerta.

7 DICAS PARA POUPAR

      • Pense na aposentadoria. É exatamente esta a fase ideal para começar a juntar para este objetivo, afinal o tempo de recolhimento muitas vezes é mais importante do que o valor;
      • Resista à impulsividade. Tente não comprar produtos sem ter pensado nisto antes. Quando você gostar de alguma coisa, espere pelo menos uma semana para comprá-la;
      • Cuidado com o cartão de crédito. Ele é um fator de grande desequilíbrio, especialmente para os jovens;
      • Ao conseguir um novo emprego, não se endivide imediatamente. Muitos jovens fazem grandes dívidas comprando carro, moto e até mesmo apartamento, antes mesmo de receber o primeiro salário. Lembre-se de que a rotatividade é uma característica da sua geração. Veja primeiro se você gosta do emprego e se realiza nele, para depois assumir compromissos financeiros mais altos;
      • Entenda seu perfil financeiro, trabalho os pontos fracos e potencialize os pontos fortes;
      • Se quiser trabalhar por conta própria, resista à impulsividade e procure capacitação nas áreas administrativa, financeira e contábil. Existem instituições de educação que oferecem bons cursos nessas áreas;
      • Acredite em seu potencial, estude, trabalhe muito e seja criativo.
Seja o primeiro a comentar

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Comportamento

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...