Manso, humilde, pacífico, não-violento, são várias as traduções bíblicas desta bem-aventurança. Uma riqueza de significado que nos aponta para um mesmo caminho.
Seguimos hoje com o nosso terceiro dia de preparação para a Páscoa, conforme nos pediu Papa Francisco, com a bem-aventurança:
1 - A herança
Herdar significa receber algo de alguém por direito ou por que o próprio dono destinou. Neste caso, o próprio Deus destina àqueles que forem mansos “a terra”. Não é uma possibilidade, é uma certeza. É como uma herança com um documento assinado para provar – a Bíblia.
E o que seria exatamente essa herança? Os mansos dominarão a Terra?
Na verdade, Jesus fala da “Nova Terra”, da “Nova Jerusalém”, fala do Céu. Mas há estudiosos da Sagrada Escritura que dizem que a fala de Jesus também diz respeito a promessas que se realizarão ainda nesta vida terrena.
2 - A condição
O Salmo 37,11 vai dizer que “os humildes herdarão a terra”. Em outra ocasião, Jesus também diz: “aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).
Nestes casos, também na bem-aventurança, a palavra “humilde” vem do hebraico “anawim” e diz sobre pessoas que não têm riquezas e colocam em Deus sua esperança. E é este estado de espírito que nos levará diretamente à mansidão.
3 - O que é ser manso?
Uma pessoa mansa é alguém tranquila, boa, que se relaciona bem com outras pessoas.
Então, se sou “anawin”, se tenho em Deus a minha esperança, não confiarei em mim mesmo. Isso me distanciará da arrogância. Tendo consciência da minha total dependência de Deus, não me acharei melhor do que outros, não me irritarei, não serei escandaloso.
4 - Colocando em prática
Que nesta Quaresma, possamos olhar para nossas vidas e para a de Jesus. Tente confrontar suas atitudes com as dele. Será que Ele agiria como você tem agido? O que Ele faria em determinada situação? Tenha Jesus como modelo.
Ah! Dê uma olhadinha a sua volta e perceba onde falta mansidão. Pergunte a você mesmo: por que aqui está faltando paz? O que posso fazer para melhorar a situação? Seja sinal de Jesus!
E assim seguimos nossa Quaresma, rumo à mansidão de coração!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login