Jesus sempre nos convida ao arrependimento e a conversão. Nesse caminho de fé, o autoconhecimento é um ótimo aliado.
Uma das formas, que podem nos ajudar a compreender melhor nossas características é saber o nosso temperamento. Muitos estudos classificam em 4 os temperamentos: Melancólico, Colérico, Sanguíneo e Fleumático.
Podemos ter uma combinação deles, mas tem um que se sobressai mais.
Melancólico: Esse temperamento é de quem é perfeccionista e ama artes. Seu ponto forte é ser criativo, profundo e detalhista. O ponto fraco é ser propenso ao egocentrismo, sente-se ofendido facilmente.
Sanguíneo: É eufórico e espontâneo. Tem capacidade de amar e esquecer alguém com facilidade. Os pontos fortes são: ser comunicativo, receptivo e ter facilidade em perdoar. Os pontos fracos são: Medroso, impulsivo e inseguro.
Fleumático: Tímido e despreocupado. Pontos positivos: Equilibrado, calmo e simpático. Pontos fracos são: Preguiçoso, lento e tem dificuldade com mudanças.
O melancólico pode redirecionar o olhar para uma missão, além de si mesmo. O colérico pode buscar se colocar mais do lugar do outro, se reconhecer dependente de Deus e não mais autossuficiente. O sanguíneo, buscar autocontrole, trabalhar a capacidade de dizer não. O fleumático pode tentar sair da sua zona de conforto.
Os pontos fracos dos temperamentos podem parecer obstáculos, mas são desafios que nos impulsionam a buscar a santidade. O nosso sim, em decidir ser moldado por Maria, glorifica a Deus.
Sugestões de leituras complementares: Livro dos Provérbios ; Pantokrator. |
<< Curtiu o post? Conta aqui nos comentários qual é o seu temperamento e compartilha com todos os seus amigos! >>
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Para comentar é necessário ser assinante
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.
É necessário estar logado para comentar nesta matéria
Estando logado em nosso portal você terá acesso ilimitado à matérias exclusivas
Já possuo conta
Esqueci minha senha
Enviaremos um e-mail para recuperação de sua senha.
Voltar para login