Por Martín Ugarteche Fernández Em Crescendo na Fé Atualizada em 03 MAI 2019 - 10H21

7 curiosidades sobre os apóstolos e mártires Filipe e Tiago

Hoje celebramos os santos apóstolos e mártires Filipe e Tiago. Se liga nas curiosidades que encontramos na Bíblia sobre cada um deles!

- Filipe

shutterstock
shutterstock

1- A testemunha que não desanima

Natural de Betsaida, como Pedro e André, Filipe é conhecido por ter chamado o seu amigo Natanael para conhecer Jesus. A primeira reação de Natanael não foi muito alentadora: “De Nazaré pode vir alguma coisa boa?” (Jo 1,45), perguntou a Filipe, depois que este lhe dissera que tinha encontrado o Messias e que era Jesus de Nazaré, filho de José, o carpinteiro. Mas Filipe não desanimou e convidou seu amigo a conferir com os próprios olhos: “Vem e verás” (Jo 1,46). Os dois verbos são um convite a um encontro pessoal com Ele, não apenas teórico, mas a ser seu amigo e seu irmão.

2- Realista e prático

Na multiplicação dos pães, Jesus pergunta a Filipe quantos pães seriam necessários para saciar toda a multidão que O seguia. Filipe responde com realismo e praticidade: “Duzentos denários de pão não chegam para cada um comer um bocadinho” (Jo 6,7).

3- Intermediário

Antes da Paixão, alguns gregos buscaram Filipe, porque queriam conhecer Jesus. Filipe buscou André e juntos foram falar com Jesus, facilitando o encontro. (cf. Jo 12,20-22). Nesta passagem encontramos um exemplo de como ser atenciosos com as pessoas e levá-las sempre a Jesus.

4- Mostra-nos o Pai!

Durante a Última Ceia, Filipe pede a Jesus que lhes mostre – a ele a aos demais apóstolos – o Pai. A resposta de Jesus é, considerada por Papa Bento XVI, a afirmação mais alta do Evangelho de João: “Há tanto tempo que estou convosco, e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como é que Me dizes, então, “mostra-nos o Pai”? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? (...) Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim” (Jo 14, 9-11).

- Tiago o menor, filho de Alfeu

shutterstock
shutterstock

5- Coluna da Igreja

Tinha um papel preeminente na Igreja de Jerusalém e, no Concílio celebrado nesta cidade, afirmou junto aos demais participantes que os pagãos poderiam ser acolhidos na Igreja sem a necessidade da circuncisão (cf. At 15,13).

6- A fé frutifica nas obras

É atribuída a Tiago a primeira das Cartas Católicas da Bíblia, assim chamadas porque eram dirigidas não a uma, mas a várias Igrejas. Nela, os cristãos são exortados a uma fé viva, que se traduza em obras, principalmente de ajuda aos mais necessitados. Também exorta à oração, pedindo o dom da sabedoria que nos ajuda a compreender os verdadeiros valores da vida.

7- “Se Deus quiser”

Esta famosa frase, que usamos coloquialmente, tem a sua origem na carta de Tiago (cf. Tg 4,15) e nos ensina a estar sempre dispostos a renunciar aos próprios planos para seguir mais de perto o Senhor Jesus, confiando em que Ele sabe o que é melhor para nós.


Escrito por
martín ugarteche (Arquivo Pessoal)
Martín Ugarteche Fernández

Nasceu em Lima, Peru, no ano de 1978. É membro do Sodalício de Vida Cristã desde 1996. Desde 2001 mora em Petrópolis, na Comunidade Sodálite "Mãe da Reconciliação", onde desenvolve diversos projetos de formação e evangelização da cultura. É professor de filosofia na Universidade Católica de Petrópolis, onde leciona Ética, Lógica e Filosofia da Natureza.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Anterior
Próximo
Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Jovens de Maria, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.