Por Laura Galvão Em Crescendo na Fé Atualizada em 20 JUL 2020 - 15H49

A Bíblia fala dos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel?

Todo mundo tem aquele amigo que pode ser chamado de Anjo, de tanto bem que faz pra gente, não é verdade? Nós, católicos, nutrimos uma devoção muito especial ao nosso Anjo da Guarda e, ao longo da história, ouvimos falar de muitos outros anjos.

No dia 29 de setembro, a Igreja celebra a festa dos Santos Anjos e, de maneira especial, dos três arcanjos: Gabriel, Rafael e Miguel. Mas você sabe o que são essas criaturas de Deus? E de onde vêm os nomes dos arcanjos?

Shutterstock
Shutterstock


Segundo o YouCat, no número 54 – Catecismo jovem da Igreja Católica –, “os anjos são criaturas de Deus, puramente espirituais, que têm inteligência e vontade. Não são corporais nem mortais e, normalmente, não são visíveis. Vivem constantemente na presença de Deus e transmitem aos seres humanos a vontade de Deus e a Sua proteção”.

Bem, mas de onde vêm os nomes dos três arcanjos pelos quais a Igreja sustenta uma grande devoção? Gabriel, Rafael e Miguel são anjos que aparecem nas histórias bíblicas e que auxiliaram homens de Deus num momento de necessidade ou, no caso do último, faz parte da história de salvação.

Separamos 6 passagens bíblicas que narram ações dos três arcanjos:

GABRIEL - O ANJO MENSAGEIRO

Daniel 9, 20-27: “Enquanto, pois, eu falava e rezava, Gabriel, que eu tinha visto antes em visão, voou veloz até mim na hora da oblação da tarde. Ele me informou, falando comigo e dizendo: “Daniel, vim para instruir-te e fazer-te compreender”."

Lucas 1, 26-38: “No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, noiva de um homem, de nome José, da casa de Davi; a virgem chamava-se Maria. Entrando onde ela estava, disse-lhe o anjo: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo”.”

RAFAEL - O ANJO DA CURA

Tobias  5,4-6: “Tobias saiu em busca de alguém que conhecesse o caminho e que fosse com ele à Média. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, de pé diante dele; mas não sabia que era um anjo de Deus. Disse-lhe, pois: “De onde és, ó jovem?” Respondeu-lhe: “Sou um dos israelitas, teus irmãos, e vim procurar trabalho”. Perguntou-lhe Tobias: “Conheces o caminho da Média?” “Sim”, respondeu ele.”

Tobias 11, 7,8: “Rafael disse a Tobias, antes que ele se aproximasse do pai: “Tenho certeza de que se abrirão os olhos de teu pai. Unta-lhe os olhos com o fel do peixe; o remédio fará as manchas brancas contrair-se, e elas cairão de seus olhos como escamas. Assim teu pai vai recuperar a vista e verá a luz”.

MIGUEL - O PRÍNCIPE DA LUZ

Judas 1,9: “Quando o arcanjo Miguel disputava com o diabo e discutia a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a pronunciar contra ele uma sentença injuriosa, mas disse: “Que o Senhor te condene!”.”

Apocalipse 12, 1-18: “Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. E o Dragão lutou, junto com seus anjos, mas foram derrotados e expulsos do céu. E o enorme Dragão, a antiga serpente, o diabo ou Satanás, como é chamado, o sedutor do mundo inteiro, foi lançado sobre a terra, e seus anjos foram lançados junto com ele.”

Curtiu esse artigo? Compartilhe com seus amigos!
É só clicar no botão do Whatsapp ou demais redes sociais, logo abaixo do título.

26 Comentários

Para comentar é necessário ser assinante

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus
autores e não representam a opinião do site.

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laura Galvão, em Crescendo na Fé

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...